Ícone do site Jornal da Chapada

Uefs debate internacionalização universitária até quinta-feira

uefs
Participam representantes de diversas instituições do país e do exterior, entre estudantes, pesquisadores, professores e gestores | FOTO: Reprodução |

A construção de uma política de internacionalização nas instituições de ensino superior é tema de debate na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) até a próxima quinta-feira (3), durante o 7º Workshop Internacionalização Universitária. Participam representantes de diversas instituições do país e do exterior, entre estudantes, pesquisadores, professores e gestores.

Na abertura do evento, na manhã desta terça-feira (1º), o reitor da Uefs, Evandro do Nascimento Silva, destacou a importância da internacionalização. “Não se faz ensino, pesquisa, extensão e gestão sem uma política de internacionalização bem pensada, elaborada e em constante construção”, afirmou. O reitor lembrou, ainda, que, desde 2007, 460 estudantes da Uefs já passaram pela mobilidade acadêmica. Desses, 256 foram através de bolsa da própria Universidade. Os principais países escolhidos são Portugal, Estados Unidos, França e Espanha.

Ainda pela manhã foi realizada a mesa redonda ‘A visão da internacionalização sob o olhar das Universidades Estaduais da Bahia’. Participaram os assessores interinstitucionais da universidades estaduais de Feira de Santana, do Sudoeste da Bahia (Uesb), de Santa Cruz (Uesc), e do Estado da Bahia (Uneb), respectivamente Soanne Oliveira, Abel Rebouças, Ronan Xavier e Jardelina Nascimento.

Homenagem ‘Amigo da Internacionalização’
Professores que atuaram no desenvolvimento da internacionalização na Uefs receberam a homenagem ‘Amigo da Internacionalização’. Foram eles o ex-reitor José Carlos Barreto de Santana, o ex-vice-reitor e atual coordenador de Extensão, Washington Moura, o ex-vice-reitor Genival Corrêa, e o ex-assessor Interinstitucional, Washington Franca-Rocha.

Nesta terça-feira (2), o Workshop foi aberto às 8h30 com a palestra do professor doutor Fábio Alves (UFMG), sobre o tema ‘Reconhecimento de créditos: desafios e possibilidades’, seguido da professora doutora Bárbara Costa (Universidade do Porto, Portugal), abordando o tema ‘Política de internacionalização na perspectiva do pesquisador e do profissional’.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas