Ícone do site Jornal da Chapada

Vitória da Conquista pode ter Festival da Canção da Terra para valorizar cultura regional

foto
O pré-candidato a prefeito de Vitória da Conquista com o secretário de Cultura Jorge Portugal e o cantor Mão Branca | FOTO: Divulgação |

O município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, pode ter um festival de música voltado para os artistas da região. A proposta é do pré-candidato a prefeito da cidade, Márcio Matos (PT), que apresentou a ideia nesta quarta-feira, durante reunião com o secretário de Cultura do Governo da Bahia, Jorge Portugal. De acordo com Matos, a intenção é realizar o ‘Festival Canção da Terra’, “uma iniciativa para fortalecer e difundir a cultura camponesa. O festival será realizado em Conquista, uma das cidades com fortes expressões no setor da música, com os músicos Elomar Figueira Mello e João Omar”, aponta o político, que é ligado aos movimentos sociais do campo.

Durante o encontro, Matos formalizou o convite ao secretário de Cultura de visitar a Fundação Casa dos Carneiros, para conhecer os projetos desenvolvidos pela entidade que cuida da obra de Elomar. “O secretário se comprometeu em visitar a fundação na primeira oportunidade que for a Conquista. Também cobramos de Jorge Portugal a reabertura do Centro de Cultura de Vitória da Conquista, segundo ele a área externa do centro de cultura será reaberto no início de outubro”, completa o petista.

O governo da Bahia deve ainda realizar uma audiência pública na ‘capital do sudoeste’ para tratar do programa Faz Cultura, buscando mobilizar os empresários locais a aderirem ao programa, que tem como objetivo o financiamento e fomento de atividades culturais. Junto com Márcio Matos, estiverem na audiência o forrozeiro e ex-deputado federal Edigar Mão Branca e a produtora de eventos Rossane Nacimento.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas