Ícone do site Jornal da Chapada

Ufba deve ter ponto de recarga do SalvadorCard por indicação do vereador Suíca

foto
A iniciativa é um antigo pleito dos estudantes, que reclamam das dificuldades em se deslocar aos atuais pontos instalados pela Integra, localizados fora dos campi universitários | FOTO: Reprodução/A Tarde |

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) deverá ter um posto de autoatendimento do sistema de recarga do SalvadorCard. Como isso, o campus de Ondina (PAF I) passará a abrigar o novo terminal que deve ser implantado onde já funcionam outros serviços, como bancários, de restaurantes e lanchonetes. A iniciativa é um antigo pleito dos estudantes, que reclamam das dificuldades em se deslocar aos atuais pontos instalados pela Associação das Empresas de Transportes de Salvador (Integra), localizados fora dos campi universitários.

O projeto (PIN nº. 379/2015), de autoria do vereador e líder da oposição na Câmara Municipal, Luiz Carlos Suíca (PT), aguarda parecer para seguir ao Executivo. “É uma forma de ampliar o acesso e garantir a permanência dos alunos na Educação Superior. O governo federal ampliou o acesso e a permanência. Cabe à gestão municipal contribuir na mobilidade”, explica o edil petista, que também é autor de proposta que prevê passe livre para estudantes da rede municipal de Salvador.

O vereador petista, Luiz Carlos Suíca | FOTO Divulgação|

Quem avaliou a proposta foi a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Lorena Pacheco. “Uma conquista para os alunos. Temos uma carga horária de estudos totalmente irregular, com aulas em tempo integral, para a grande maioria dos cursos. É preciso se deslocar entre as várias unidades da Ufba para acompanhar as atividades curriculares e somos cobrados por isso. Com o autoatendimento, economizamos tempo e dinheiro”, aponta a representante estudantil, que atualmente se desloca diariamente de sua residência, na Avenida Bonocô, para a Faculdade de Direito, na Graça.

Ela conta que chega a usar, pelo menos, quatro passes estudantis por dia para ir e vir da universidade. “Como podemos usar mais um passe para ir ao posto de recarga? Isso afeta o bolso e o desempenho do estudante”, questiona. A proposta já está sendo discutida entre empresas e poder público para viabilizar o projeto.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas