Ícone do site Jornal da Chapada

Lídice e Otto apoiam escolha do nome de Jadiel Matos para aeroporto de Vitória da Conquista

foto33
O deputado federal Valmir Assunção com os senadores Otto Alencar e Lídice da Mata, em reunião com o filho de Jadiel Matos, Márcio Matos | FOTO: Divulgação |

O projeto de lei de autoria do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que indica o nome do ex-deputado Jadiel Matos para o novo aeroporto do município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, ganhou dois reforços de peso. Em reunião com os senadores baianos Otto Alencar (PSD) e Lídice da Mata (PSB), o parlamentar petista conseguiu o apoio de ambos para a aprovação da pauta no Congresso Nacional, mas aponta que a discussão ainda terá outras fases, como o debate na própria cidade. Segundo Assunção, os senadores estão comprometidos em cobrar agilidade ao governo federal na contratação da construção do terminal de passageiros.

“Estamos engajados neste processo e precisamos avançar esse debate com o governo. Para o nome do aeroporto, estamos buscando apoios de lideranças políticas e da sociedade e também vamos procurar os partidos em Vitória da Conquista para debater o assunto. Jadiel Matos é uma referência na luta social, por inclusão e desenvolvimento territorial, e estes serão pontos também abordados com a chegada de um novo aeroporto na região”, diz Valmir.

Para o senador Otto Alencar, a homenagem é um reconhecimento da atuação de Jadiel Matos na região sudoeste, quando deputado e quando prefeito. “Eu era secretário de Infraestrutura do governador Jaques Wagner, que concebeu o projeto do novo aeroporto, um dos mais modernos do país. E essa homenagem a Jadiel Matos é o reconhecimento a um dos melhores prefeitos da história de Vitória a Conquista”, declara.

Já a senadora Lídice da Mata ratifica que se trata de uma justa homenagem e lembra: “A trajetória de esquerda de Jadiel, no enfrentamento à ditadura militar, sua coerência até o fim de sua vida nas trincheiras progressistas, tudo isso o credencia a receber essa justa homenagem”. Jadiel foi prefeito de Vitória da Conquista entre 1973 e 1976. Quando faleceu, em 1998, exercia o mandato de vereador pelo PSB.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas