Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina e sudoeste devem ter as menores temperaturas no final de semana

foto
O município de Piatã, na Chapada Diamantina pode ter mínima de 13°C e Vitória da Conquista, no sudoeste pode chegar a 14°C | FOTO: Meramente Ilustrativa/Jornal da Chapada|

Nos próximos dias, não são esperadas mudanças significativas nas condições do tempo no Nordeste brasileiro. Ou seja, a massa de ar quente e seco continua atuando, o que deverá manter o céu ensolarado e sem chuvas na maior parte dessa Região. Na Bahia, esse sistema está influenciando o tempo com mais intensidade na faixa centro-oeste e norte do Estado, onde além deixar o tempo seco, também está contribuindo para elevar as temperaturas, sobretudo nas regiões Oeste, São Francisco e Norte, onde as máximas poderão chegar aos 37°C. É sempre bom lembrar que, com a ausência de nuvens, as maiores temperaturas são mais frequentes no período da tarde.

O baixo índice de umidade (em torno de 30%) também é outra consequência dessa massa de ar, que afeta diretamente a saúde, uma vez que, o ideal para o conforto humano é de, no mínimo, 60% (segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS). Com isso, recomenda-se evitar a prática de atividade física no período das 10h às 18h, bem como, se hidratar continuamente, ingerindo água, suco, etc.

Com essa previsão de tempo quente e seco, somada a vegetação já ressecada, aumenta o risco de ocorrência de queimadas nessas áreas do Estado, ou, até mesmo, intensificar aquelas já existentes. Com isso, mantém-se o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente, na preparação do solo para o próximo plantio e/ou renovação de pastos para os animais, já que, uma simples ponta de cigarro ou uma faísca pode dar origem a uma grande queimada, o que pode trazer grandes prejuízos para a região.

Embora com menor intensidade, essa massa de ar também está influenciando o tempo nas regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul, reduzindo a nebulosidade e as chances de ocorrer chuvas. Ainda assim, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico poderão trazer chuvas fracas para algumas localidades, principalmente, aquelas mais próximas ao litoral, a exemplo da cidade de Salvador e região metropolitana. Mesmo com essa previsão de chuvas, também há elevação nas temperaturas dessas regiões, onde deverão variar entre mínimas de 19°C e máximas de 34°C. Já nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde são esperadas as menores temperaturas do Estado (mínimas de até 13°C no município de Piatã) a massa de ar continua mantendo o céu parcialmente nublado a claro.

Maré
Para o período entre os dias 11 (sexta-feira) e 13 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima entre às 02h e às 04h e entre às 14h e às 16h, com valores variando de 1,9 a 2,8 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 08h e 10h e entre as 20h às 22h, com valores variando de 0,2 a 0,4 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta
Uma das características do final do inverno e aproximação da primavera é a elevação nos Índices de Radiação Solar e, consequentemente, a Radiação Ultravioleta. Tal mudança se deve, principalmente, a condição de céu com poucas nuvens, resultando na elevação desses Índices, como os que estão previstos para o período de 11/09 (sexta-feira) a 13/09 (domingo), que deverão variar de 10 a 11.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes Índices estão classificados nas categorias “Muito Alta e Extrema”, o que requer cuidados quanto exposição prolongada à radiação solar. Com isso, recomenda-se usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, sobretudo, nos horários das 10 às 16 horas. Esses cuidados são essenciais, pois poderão minimizar danos à saúde, uma vez que, nesse intervalo de tempo os efeitos dos raios solares são maiores. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas