Ícone do site Jornal da Chapada

Xenofobia: Repórter que chutou refugiados sírios diz que não vai pedir desculpas

foto5
Pai que carregava mochila nas costas e filho no colo cai após levar chute da repórter Petra László | FOTO: Independent |

Petra László, a repórter húngara que chutou refugiados sírios e fez outros tropeçarem [vídeo abaixo] quando chegavam ao país desde a Sérvia, reconheceu sua ação. Apesar disso, a emissora em que trabalhava informou, nesta quarta-feira (9), que László não quis dar explicações e não pediu desculpas. A repórter da rede de televisão “N1”, de viés de extrema-direita, pôs o pé na frente de um homem, que corria com seu filho nos braços, fugindo de um controle policial, em Röszke, após passar a noite ali em condições precárias. Em outras imagens, László é vista chutando vários refugiados, incluída uma menina.

O canal privado húngaro “N1” demitiu a jornalista e afirmou que ela “reconheceu sua ação, embora não tenha dado explicações” sobre seu comportamento. Segundo o site “hvg”, a repórter desligou seu telefone celular e é impossível contatá-la. No Facebook, foi aberta uma página “Muro da vergonha Petra László”, que já conta com mais de 15 mil “curtidas”. Nelas são recolhidas notas publicadas sobre o caso no mundo, desde Estados Unidos até países árabes, em que os usuários criticam o comportamento da repórter.

Algumas opiniões tacham o caso em húngaro, inglês, árabe e português, entre outros idiomas, de uma vergonha e afirmam que a jornalista representa o pior da humanidade. O partido de esquerda Coalizão Democrática, do ex-primeiro-ministro social-democrata Ferenc Gyurcsány, e o partido Együtt-PM anunciaram hoje que denunciarão a repórter por agredir refugiados. O Comitê Helsinque pelos direitos humanos assinalou que, como a repórter chutou várias pessoas, se condenada poderia enfrentar uma pena de prisão de entre um e sete anos, já que os fatos têm o agravante de a violência ter sido dirigida contra membros de um coletivo.

No ponto de reunião de Röszke, houve nos dias anteriores várias tentativas de fuga e protestos dos refugiados, que se queixam de precisarem esperar muito tempo ali e passar inclusive noites ao relento. Este ponto é o primeiro para onde são levados os refugiados que cruzam a fronteira e onde devem esperar antes de serem transferidos aos centros de registro. Do Pragmatismo Político.

Vídeo:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas