Ícone do site Jornal da Chapada

Prêmio Professores do Brasil inscreve até a próxima segunda-feira

foto6
As inscrições estão abertas para instituições do ensino regular de educação básica das redes públicas estaduais e municipais, representadas por diretores | FOTO: Reprodução |

Os professores e gestores das escolas públicas têm até esta segunda-feira (14), para participar do Prêmio Gestão Escolar e do Prêmio Professores do Brasil. As inscrições devem ser feitas no site Iniciativa Educadores do Brasil. As categorias são creche, pré-escola, alfabetização, ensino fundamental – anos iniciais, ensino fundamental – anos finais e ensino médio.

Ao fazer a inscrição on-line, é preciso produzir um relato de experiência em sala de aula, evidenciando sua qualidade e resultados obtidos. Com isso, o professor desenvolve um exercício de reflexão sobre a própria prática, promovendo o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem. A coordenadora do prêmio na Bahia, Isabel Garcez, afirma que “a premiação é uma oportunidade para socializar as experiências pedagógicas e de gestão, evidenciando as qualidades e resultados positivos da atuação do educador”. Segundo ela, o momento é oportuno, pois a educação é prioridade do Governo.

“O governador Rui Costa lançou o programa Educar para Transformar para melhorar a educação na Bahia, por meio de uma rede de parcerias entre o Estado, municípios, estudantes, educadores, famílias e as escolas”, explica Garcez, convocando os professores e diretores a compartilharem as boas práticas.

Para o Prêmio Gestão Escolar
As inscrições estão abertas para instituições do ensino regular de educação básica das redes públicas estaduais e municipais, representadas por diretores. Ao fazer a inscrição on-line, o diretor tem acesso a um instrumento de autoavaliação dos processos de gestão e a um roteiro para o planejamento de um plano de ação – a ser construído com a comunidade escolar.

Unificados pela Iniciativa Educadores do Brasil, o Prêmio Gestão Escolar e o Prêmio Professores do Brasil, realizados respectivamente pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Ministério da Educação (MEC), contemplam gestores e professores da Educação Básica da rede pública.

A iniciativa está voltada para a meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE), de valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, firmada pelo MEC, pelo Consed e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Entre os parceiros da iniciativa estão a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Mais informações estão disponíveis na internet.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas