Ícone do site Jornal da Chapada

Sistema é instalado na Vara do Trabalho em Itaberaba e deve acelerar processos da Chapada Diamantina

foto5
O PJe-JT foi desenvolvido em parceria inédita entre o CNJ, o CSJT e diversos tribunais brasileiros | FOTO: Divulgação |

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), desembargador Valtércio de Oliveira, instalou o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) na Vara do Trabalho de Itaberaba, na manhã desta segunda (14). A cerimônia de instalação contou com o apoio da Caixa Econômica Federal.

Além do município-sede, a jurisdição Vara de Trabalho de Itaberaba abrange também as seguintes cidades da região da Chapada Diamantina, Andaraí, Baixa Grande, Boa Vista do Tupim, Boninal, Iaçu, Ibiquera, Ibitiara, Iramaia, Itaetê, Lajedinho, Lençóis, Macajuba, Marcionílio Souza, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Ruy Barbosa, Seabra, Utinga e Wagner. Criada em janeiro de 1989, a unidade recebeu, no último triênio, 2.480 novos processos, uma média de aproximadamente 827 por ano.

Processo Eletrônico
O PJe-JT foi desenvolvido por meio de parceria inédita entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e diversos tribunais brasileiros. O novo sistema traz maior comodidade à população ao lidar com as burocracias do processo, pois é operado pela internet. O uso do papel fica restrito às ações antigas e pagamentos.

O PJe-JT, que já funciona em 80 Varas da Justiça do Trabalho na Bahia, permite uma ótima visão do fluxo de procedimentos e vem promovendo mudanças em toda a estrutura da Justiça do Trabalho, uma vez que extingue tarefas como carimbar, transportar, manusear e arquivar a papelada. Isso traz vantagens para os cofres públicos, para o meio ambiente e para a saúde de quem lida com a burocracia. O sistema também representa mais celeridade na prestação jurisdicional e mais comodidade no acesso ao Judiciário. O cadastro dos usuários pode ser feito no portal do TRT5 (www.trt5.jus.br), no link PJe-JT.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas