Ícone do site Jornal da Chapada

Tocha olímpica vai passar por 26 cidades baianas

foto
O percurso será iniciado no dia 3 de maio, em Brasília, e concluído em 5 de agosto, no Rio de Janeiro, cidade-sede dos Jogos Olímpicos 2016 | FOTO: Reprodução |

A tocha olímpica, um dos símbolos das Olimpíadas, chega ao município de Porto Seguro, no sul da Bahia, no dia 19 de maio de 2016 e vai percorrer 26 municípios do estado. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (17), durante o 4º Encontro de Prefeitos, realizado em Guarajuba, no Litoral Norte. Presente ao evento, o ministro do Esporte, George Hilton, ressaltou que a passagem da tocha olímpica integra e mobiliza todo o país. “Os olhos do mundo estarão voltados para cada uma das cidades por onde vai passar a tocha. É a oportunidade de mostrar as belezas naturais, manifestações culturais e atrações turísticas de cada uma dessas cidades”, frisou.

O secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, lembrou que foi formado na Bahia um Grupo de Trabalho das Olimpíadas, formado por 12 secretarias de Estado. “Além do evento da passagem da tocha, vamos sediar 10 jogos de futebol dos Jogos Olímpicos. A realização de grandes eventos esportivos no nosso estado, como o Campeonato Mundial Júnior de Luta Olímpica, realizado em julho, ajuda a criar a clima olímpico que vamos viver em 2016”.

Na Bahia, a tocha passará por Salvador, Camamu, Capim Grosso, Eunápolis, Feira de Santana, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itamaraju, Itambé, Itapebi, Itapetinga, Itororó, Itubera, Jaguarari, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Riachão Jacuípe, Santa Cruz de Cabrália, Senhor do Bonfim, Sobradinho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.

Percurso
Salvador é a sexta cidade a receber a reunião operacional da tocha olímpica. Anteriormente, a discussão a respeito do revezamento passou por Aracaju, Goiânia, Florianópolis, Maceió e Vitória. A tocha vai circular, durante 100 dias, por cerca de 300 cidades de todos os estados do Brasil, percorrendo cerca de 20 mil quilômetros e passando pelas mãos de 12 mil condutores.

O percurso será iniciado no dia 3 de maio, em Brasília, e concluído em 5 de agosto, no Rio de Janeiro, cidade-sede dos Jogos Olímpicos 2016. O evento da rota é realizado em uma parceria dos governos municipais, estaduais e federal, além do Comitê Rio 2016 e os patrocinadores do revezamento, que decidem o trajeto e os condutores.

Entre Brasília e Rio de Janeiro, foram selecionados 82 cidades para a tocha pernoitar. Em cada uma delas, haverá shows musicais nacionais e outras atrações para celebrar a passagem da tocha olímpica. Também estiveram presentes ao evento atletas, como o nadador e campeão mundial de maratonas aquáticas, Allan do Carmo, e a boxeadora e medalhista olímpica, Adriana Araújo, além de prefeitos e representantes do governo federal.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas