Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: CAR lança editais que priorizam a participação de mulheres nos projetos

rural
O edital de seleção de subprojetos socioambientais inscreve até o dia 25 | FOTO: Reprodução/JC |

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), lançou três editais que tem como critério de pontuação para classificação da proposta a participação de mulheres nos subprojetos. Dentre os editais estão os de seleção de subprojetos orientados para o mercado da cadeia produtiva do leite; de apicultura e meliponicultura; e de subprojetos socioambientais.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, explica a criação do critério para os editais. “As ações da secretaria compreendem responsabilidades com públicos estratégicos seja de povos e comunidades tradicionais, da juventude rural e de mulheres. No caso específico dos editais, valorizamos duas frentes: uma delas é a ação familiar. A família sendo o núcleo das ações e, neste aspecto, garantimos melhor pontuação para projetos que englobam uma maior quantidade de mulheres. E não estamos falando de cotas. É mais do que isso. É uma ação onde mulheres contribuem para aprovação do projeto. O segundo momento é a execução. Vamos monitorar para que ocorra a participação efetiva das mulheres em todas as etapas, queremos o empoderamento delas na gestão e nas decisões”.

Os editais de seleção de subprojetos orientados para o mercado da cadeia produtiva do leite e de apicultura e meliponicultura têm inscrições abertas até o dia 20. Já o edital de seleção de subprojetos socioambientais inscreve até o dia 25. A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) tem estabelecido diálogos permanentes com a SDR e demais secretarias do governo baiano, com o intuito de articular políticas públicas para as mulheres do estado. Mais informações sobre os editais podem ser obtidas no site da CAR.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas