Ícone do site Jornal da Chapada

Centro de Economia Solidária da Chapada Diamantina segue com ciclo de oficinas; confira aqui

foto5
Exposição de produtos solidários na oficina do Cesol no município de Morro do Chapéu | FOTO: Divulgação/Cesol |

Dando continuidade ao ciclo de oficinas, a equipe do Centro Público de Economia Solidária do Território da Chapada Diamantina (Cesol) esteve presente, entre os dias 14 e 18 de setembro, nos municípios de Morro do Chapéu, Palmeiras, Lençóis, Boninal e Mucugê. A ação tem como objetivos divulgar a implantação do centro público na Chapada Diamantina e apresentar os serviços que serão oferecidos aos empreendimentos da Economia Solidária deste território de identidade.

As atividades acontecerão nos 24 municípios que compõe o território, sendo que, em Seabra, Souto Soares, Abaíra, Nova Redenção e Piatã, já foram realizadas no mês de julho deste ano. O próximo encontro deste segundo momento das oficinas está agendado para o município de Iraquara (02 de outubro), no Auditório Robson Ribeiro, a partir das 8h30.

Economia Solidária
Economia Solidária (Ecosol) é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Apresenta-se como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda, numa perspectiva da inclusão social. E responde pelas atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão, com características de cooperação, autogestão, dimensão econômica e solidariedade. Se opondo à exploração do trabalho e dos recursos naturais, considerando o ser humano na sua integralidade como sujeito e finalidade da atividade econômica, numa reversão da lógica capitalista.

Palestra do Cesol no Território da Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/Cesol |

Quem faz parte da Economia Solidária?
Associações, cooperativas, grupos de costureiras, doceiras, bordadeiras, coletores de materiais recicláveis, agricultores familiares que se reúnem para produzir mais e melhor, bancos solidários que emprestam dinheiro a juros baixos, dentre outros.

O que fazem os Centros Públicos de Economia Solidária?
O Cesol funciona como espaço multifuncional, oferecendo assistência técnica produtiva diversa, gratuita e de qualidade nas áreas de gestão, jurídica, contábil, produção, logística, além de ofertar um espaço de aprendizagem em comercialização, este último, caracterizado, também, como espaço para articulações e outras atividades que fortaleçam a economia popular e solidária no território.

Para atender as demandas do seu público, o Centro contará com uma estrutura composta de uma Loja Solidária, que será um espaço de aprendizagem na comercialização de produtos solidários, sala de formação, salas de atendimento personalizado em gestão (administrativa e financeira), comercialização (melhoramento de produtos e logística), atendimento social (encaminhamento a programas sociais). O Cesol Chapada Diamantina irá oferecer todos estes serviços aos vinte e quatro municípios deste território de identidade, tendo, portanto, uma abrangência territorial.

Oficina do Cesol da Chapada Diamantina com empreendedores do município de Lençóis | FOTO: Divulgação/Cesol |

Quem pode ser atendido pelo Cesol Chapada Diamantina?
Grupos produtivos, empreendimentos da Economia Popular e Solidária (formalizados ou não), e até mesmo aquele grupo que ainda deseja empreender poderão ter acesso aos serviços e informações do Centro Público de Economia Solidária. Os empreendedores individuais só receberão assessoria técnica do Cesol quando a venda for coletiva.

Como funciona o atendimento?
Qualquer empreendimento da Economia Popular e Solidária poderá procurar os serviços prestados pelo Cesol Chapada Diamantina, por telefone, e-mail ou diretamente na sede. O atendimento consiste no Estudo de Viabilidade Socioeconômico (EVE) e a elaboração de um plano de ação a ser construído e executado pela assessoria, conjuntamente com os empreendimentos assistidos, numa perspectiva de ensino-aprendizagem que aponta para a emancipação dos sujeitos envolvidos. O Cesol Chapada Diamantina terá sua sede no município de Seabra, à Rua Horácio de Matos, nº 98, Centro.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas