Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Fogo consome área de proteção ambiental em Rio de Contas

foto5
Incêndio florestal atinge a Serra do Santo Antônio, localizada na Área de Proteção Ambiental do Barbado | FOTO: Will Assunção/Jussi Up Press |

Mais focos de incêndios foram identificados na Chapada Diamantina. Desta vez, o fogo consome área de proteção ambiental no município de Rio de Contas. De acordo com informações de moradores da região, as chamas foram identificadas nesta segunda-feira (28) e bombeiros de Feira de Santana já se deslocaram para o distrito de Arapiranga, onde os primeiros focos foram encontrados. Conforme publicação do site Jussi Up Press, outro incêndio florestal atinge a Serra do Santo Antônio, localizada na Área de Proteção Ambiental do Barbado (APA do Barbado), na divisa entre os municípios de Jussiape e Rio de Contas.

O fogo foi avistado também em uma área que fica próxima à comunidade do Mato Grosso | FOTO: Reprodução/L12 Notícias |

Ainda segundo o site, na tarde desta segunda, o foco de incêndio foi avistado em uma área que fica próxima à comunidade do Mato Grosso, também no município de Rio de Contas. O acesso é difícil devido as cadeias montanhosas que existem no local. “Autoridades não informaram se houve a retirada de pessoas nas áreas próximas ao fogo. As labaredas podem ser vistas da maior parte de Jussiape. À noite, a vista se acentua e cria um cenário de tristeza. O local atingido pelo fogo é um dos principais cartões postais do município”, aponta publicação do site Jussi Up Press. Não se sabe a causa dos incêndios e a preocupação dos moradores é do fogo se alastrar devido as elevadas temperaturas e aos baixos níveis de umidade da região.

Sobre a APA do Barbado
Conforme publicou o site Jussi UP, a APA do Barbado, atingida pelo fogo, é uma unidade de conservação de uso sustentável tombada em 1993. A região abriga várias nascentes que abastecem as principais bacias hidrográficas do estado, entre elas, Paraguaçu, Contas e São Francisco. O local dispõe de uma rica biodiversidade e guarda a memória do Ciclo do Ouro e do Diamante na Bahia.

Confira vídeo da TV Jussi UP

Confira mais imagens:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas