Ícone do site Jornal da Chapada

Governo do Maranhão visita a Bahia para conhecer política de desenvolvimento rural

foto6
Para o secretário da SDR, a experiência do Setaf é um modelo de descentralização da política pública do estado | FOTO: Divulgação/SDR |

Uma comitiva do Governo do Maranhão se reuniu com dirigentes e com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, nesta quinta-feira (1º), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, para conhecer as experiências implantadas para o desenvolvimento rural da Bahia. Entre as principais ações destacadas está o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), que está sendo implantado nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Os Setafs tem a missão de articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos.

Para o secretário da SDR, a experiência do Setaf é um modelo de descentralização da política pública do estado. “O Setaf é a organização da política pública no Território. Essa é uma estratégia para que possamos estar mais próximos das nossas ações, do povo do campo. Esse intercâmbio é importante para os dois lados, pois a vitória é dos povos tradicionais, das mulheres do campo, da juventude rural”, afirmou Jerônimo.

Durante o encontro, a estrutura da SDR também foi apresentada à comitiva e a equipe técnica da secretaria assumiu o compromisso de ajudar os dirigentes do Maranhão na construção de um plano de desenvolvimento rural. Nesta sexta (2), o grupo vai participar da inauguração do décimo quinto Setaf, no município de Irecê, e conhecer, in loco, a estrutura deste serviço.

Avanços
De acordo com o secretário estadual de agricultura familiar do Maranhão, Adelmo Soares, essa é uma oportunidade de aprender com o Governo da Bahia. “Estamos aqui para conhecer a experiência territorial da Bahia, que já avançou tanto no rural, para que possamos avançar também nas políticas do nosso estado”, disse Adelmo.

Estiveram presentes representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), da Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag), além da Assessoria de Planejamento e Gestão (APG).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas