Ícone do site Jornal da Chapada

Governo inicia ações de prevenção ao câncer de mama dentro do movimento Outubro Rosa

Em 2019 foram diagnosticados 60 mil novos casos da doença no Brasil | FOTO: Divulgação/EBC |

mama
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres | FOTO: Reprodução |

Uma ampla campanha de conscientização sobre a importância do exame precoce para o rastreamento do câncer de mama e ações de saúde nesta área serão realizadas pelo Governo do Estado, em outubro. Ação acontece por meio das secretarias estaduais da Saúde (Sesab) e de Políticas para as Mulheres (SPM) como parte do Movimento Outubro Rosa, criado para conscientizar o público em geral, e principalmente as mulheres, dos fatores de risco, formas de proteção e as medidas para detecção precoce relacionadas ao câncer de mama para reduzir a mortalidade.

Nesta sexta-feira (2), será lançado, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, a Campanha Outubro Rosa, que, este ano, se une à ação do Saúde sem Fronteiras – Rastreamento do Câncer de Mama, com a participação do secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e da secretária de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana. Durante o ato, haverá uma caminhada pela vida, na luta contra o câncer de mama, como parte da terceira edição do projeto da prefeitura municipal, denominado ‘Porto Seguro Rosa: Uma atitude de Peito’, realizado desde 2013.

O programa de rastreamento do câncer de mama atenderá, em Porto Seguro, as mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária considerada de risco para a doença, no período de 2 a 20 de outubro. Nesta etapa, a Sesab planeja realizar 2.100 mamografias somente em Porto Seguro. Este ano, o programa iniciou as ações em agosto nas regiões nordeste e oeste do estado, já tendo realizado mais de 20 mil mamografias.

Atualmente, a ação está sendo desenvolvida também em Cruz das Almas, Governador Mangabeira (Região Metropolitana de Salvador), Maragogipe e Muritiba (Recôncavo). Ao longo do mês, os caminhões de rastreamento do câncer de mama vão ainda realizar exames em municípios das regiões de Feira de Santana (centro norte) e de Teixeira de Freitas (extremo sul).

Diagnóstico precoce
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, sendo também a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 520 mil mortes estimadas por ano.

É a segunda causa de morte por câncer nos países desenvolvidos, atrás somente do câncer de pulmão, e a maior nos países em desenvolvimento. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. De acordo com o Instituto nacional do Câncer (IncA), a estimativa no estado da Bahia, para este ano, é de 2.560 novos casos. Em Salvador o número estimado é de 980 ocorrências.

O Centro Estadual de Oncologia (Cican) também participa do Outubro Rosa, com uma programação variada que se estende até o dia 28. Serão realizadas palestras sobre detecção precoce do câncer de mama, exposição de quadros (ilustrações e aquarelas), aula de maquiagem com pacientes da quimioterapia e depoimentos de pacientes.

Cine Rosa
Ainda como parte das ações do Outubro Rosa, a SPM irá promover um cinema itinerante, a céu aberto, em cinco cidades baianas, batizado de Cine Rosa, com o filme ‘A Culpa é das Estrelas’, com exibição sempre às 18h. O objetivo da ação é, de forma lúdica, envolver toda a família sobre a necessidade de realização de exames para o diagnóstico precoce da doença, que, quando tratada em sua fase inicial, em geral tem cura.

O filme será exibido nas cidades de Maragogipe, no dia 6, em local ainda a confirmar; em Porto Seguro (9), na Avenida Passarela do Descobrimento, no centro, próximo à Secretaria de Turismo e à Biblioteca Municipal; Mucugê (17), em local ainda a confirmar; em Cachoeira (19), na Praça Doutor Milton, próximo ao Bradesco; e em Salvador (24), no bairro de Cajazeiras X, no Campo da Pronaica.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas