Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Evento do Ifba em Jacobina vai disponibilizar telescópio e planetário

foto5
Além de telescópio e planetário, a programação em Jacobina, que é gratuita e aberta ao público, vai contar com palestras, minicursos, oficinas e atividades culturais | FOTO: Reprodução |

Você já observou as estrelas com o auxílio de um telescópio? Já visitou um planetário? Se ainda não teve essa oportunidade ou quiser repeti-la poderá participar da IV Semana de Ciência e Tecnologia, que vai acontecer de 21 a 23 de outubro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), campus de Jacobina, na Chapada Diamantina. A programação, que é gratuita e aberta ao público externo, vai contar também com palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos e atividades culturais sobre assuntos ligados ao conhecimento científico e tecnológico.

Destaque para as palestras que serão proferidas pelos professores Sérgio Boss, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Jorge Dias, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Estão sendo esperados cerca de 500 participantes durante o evento. A iniciativa, que vai abordar o tema “Iniciação à ciência: inovação e desenvolvimento na sociedade”, também será uma oportunidade para que os estudantes da instituição apresentem aos participantes pesquisas científicas desenvolvidas no Ifba.

Leia também:
Chapada: Estudante do Ifba de Jacobina é premiado e vai participar de evento na Colômbia

De acordo com o professor que preside a comissão organizadora, Beliato Campos, a Semana vai contar também com vários experimentos ligados a diversas áreas além de jogos que mostrarão o conhecimento de forma prática. “O desenvolvimento da ciência e a da tecnologia impactam tanto as nossas vidas que o estudo da mecânica quântica, por exemplo, trouxe muitos avanços na produção de computadores, televisores e sistemas de segurança de instituições bancárias”, explica Beliato.

Os interessados em participar das oficinas e dos minicursos já podem se inscrever por meio do site www.jacobina.ifba.edu.br/sct . Para as outras atividades, não é necessária a realização de inscrições prévias. Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas