Ícone do site Jornal da Chapada

Terça-feira com temperaturas baixas em parte da Chapada Diamantina e do Sudoeste

foto5
Mínimas oscilando entre 14°C e 19°C | FOTO: Reprodução |

As condições do tempo previstas para os próximos dias na Bahia deverão ter mudanças significativas, se comparado ao que vem ocorrendo nas ultimas semanas. Tais mudanças se devem a passagem de uma frente fria vinda do Sudeste brasileiro, o que irá favorecer para o aumento da nebulosidade e das chuvas em grande parte do Estado. Assim, nas regiões Sul, Sudoeste e faixa centro-sul do Oeste e São Francisco, a previsão é de céu parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas. No entanto, as maiores chances de ocorrência dessas chuvas serão no Sul.

Nas demais regiões do Estado, é a massa de ar quente e seco que, mesmo perdendo força, ainda mantém a nebulosidade e as chances de ocorrer chuvas reduzidas. Entretanto, no Recôncavo e Nordeste, as condições do tempo também serão influenciadas pela umidade vinda do Oceano Atlântico, o que manterá o céu nublado a parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas fracas, principalmente nas localidades mais próximas ao litoral, a exemplo da cidade de Salvador e região metropolitana.

Mesmo com a previsão de chuvas para os próximos dias, as temperaturas continuarão elevadas em grande parte do Estado, a exemplo das regiões Oeste, Norte e São Francisco, onde as máximas deverão variar entre 34°C e 39°C. Por outro lado, as temperaturas mais baixas do Estado continuam previstas para as regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, com mínimas oscilando entre 14°C e 19°C. Já na capital baiana, as temperaturas se manterão estáveis, com valores variando entre mínimas de 22°C e máximas de 31°C.

Uma das características da primavera é o aumento da incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Esse aumento pode ser verificado nos dias 06/10 (terça-feira) e 07/10 (quarta-feira), quando o predomínio será de Índices de valor 12. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes IUV’s estão classificados na categoria de intensidade “Extrema” e, por isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar devem ser mantidos, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando há maior incidência. Para isso, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas