Ícone do site Jornal da Chapada

Advogado-geral da União recorre ao STF para suspender julgamento de contas do governo no TCU

Brasília - O Advogado Geral da União, Luiz Inácio Adams fala sobre o julgamento das contas da presidenta Dilma Rousseff (Antonio Cruz/Agência Brasil)

foto
Para Luís Inácio Adams, o tribunal deve suspender o julgamento das contas e analisar a suspeição de Nardes separadamente | FOTO: Antonio Cruz/Agência Brasil |

O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, recorreu nesta terça-feira (6) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender o julgamento das contas de 2014 do governo da presidenta Dilma Rousseff, previsto para amanhã (7), no Tribunal de Contas da União (TCU). A ação foi distribuída para o ministro Luiz Fux. No mandado de segurança impetrado no STF, Adams alega que o tribunal não pode prosseguir com o julgamento sem analisar separadamente o pedido de suspeição do ministro Augusto Nardes. No pedido de suspeição protocolado na segunda (5) no TCU, a AGU pede que Nardes seja afastado da relatoria do processo por ter indicado antecipadamente que votará pela rejeição das contas.

Para o governo, o tribunal deve suspender o julgamento das contas e analisar a suspeição de Nardes separadamente. “Essa conduta, de deixar de suspender a causa principal sem a instrução adequada para a exceção de suspeição, termina afrontando o Regimento Interno do TCU e o Código de Processo Civil, de aplicação subsidiária aos processos administrativos em curso na corte de Fiscalização, por determinação do próprio regimento interno”, alegou Adams.

Ontem, após tomar conhecimento do pedido de suspeição, o ministro Augusto Nardes repudiou a postura do governo e disse que “não irá se acovardar” diante do que ele classifica de uma tentativa do governo de intimidá-lo. Em resposta, Adams reiterou que o Regimento Interno do TCU impede que um ministro da corte emita opinião sobre o processo que vai julgar. Da Agência Brasil.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas