Ícone do site Jornal da Chapada

Quarta-feira de tempo nublado na maior parte da Chapada Diamantina

foto5
O predomínio será de céu parcialmente nublado, mas com possibilidade de chuvas fracas em áreas isoladas da região | FOTO: Reprodução |

A frente fria que avançou pelo Sudeste brasileiro, causando instabilidade atmosférica (com aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas) nessa Região e em grande parte da Bahia, está se deslocando para o Oceano Atlântico. Ainda assim, em algumas áreas essa instabilidade deve continuar influenciando o tempo, a exemplo da faixa centro-sul e oeste do Estado. Dentre essas áreas, estão as regiões Oeste e São Francisco, onde há um aumento nos índices de umidade, bem como, nas chances de ocorrer chuvas. Mesmo sendo de fraca intensidade e em áreas isoladas, estas são bem vindas, pois, nos últimos meses, tais regiões vêm sendo castigadas, não só pelos baixos índices de umidade, mas também pelas altas temperaturas.

Mesmo com essa previsão de chuvas, na maior parte dessas regiões as condições do tempo ainda mantém o alerta quanto as queimadas, uma vez que, com a vegetação já ressecada e as altas temperaturas, aumentam os riscos de ocorrer novos focos ou, até mesmo, intensificar aqueles já existentes. Assim, recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente, na preparação do solo para o plantio e/ou renovação de pastos para os animais, já que, uma simples ponta de cigarro ou uma faísca pode dar origem a uma grande queimada, o que pode trazer grandes prejuízos para essas áreas.

Outra área onde também há previsão de chuvas refere-se ao Recôncavo, Sul e Sudoeste. Pois, com o deslocamento dessa frente para o Oceano, os ventos ficam mais intensos, trazendo mais umidade e, consequentemente, chuvas para a maior parte dessas regiões. Além disso, as temperaturas elevadas poderão intensificar essas chuvas em algumas localidades, a exemplo do litoral sul do Estado, onde as máximas poderão chegar aos 31°C.

Na Chapada Diamantina, onde são esperadas as menores temperaturas do Estado (mínimas de até 16°C), o predomínio será de céu parcialmente nublado, mas com possibilidade de chuvas fracas em áreas isoladas. Já no Norte e Nordeste da Bahia, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, mas com poucas chances de ocorrer chuvas, uma vez que, a massa de ar quente e seco continua sendo o sistema predominante. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, quem também influencia o tempo são os ventos úmidos vindos do Oceano, o que deverá manter o céu nublado a parcialmente nublado e possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia. Com temperaturas de até 31°C (máximas), aumentam as chances de que essas chuvas ocorram.

Uma das características da primavera é o aumento da incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Esse aumento pode ser verificado nos dias 07/10 (quarta-feira) e 08/10 (quinta-feira), quando o predomínio será de Índices de valor 12. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes IUV’s estão classificados na categoria de intensidade “Extrema” e, por isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar devem ser mantidos, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando há maior incidência. Para isso, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas