Ícone do site Jornal da Chapada

Prática regular de atividade física reduz em até 30% os riscos de desenvolver câncer de mama

foto5
Mulheres matriculadas na Rede Alpha Fitness em outubro terão três meses de treino grátis | FOTO: Reprodução |

Com o objetivo de estimular a prática regular de atividades físicas para a conquista de uma melhor qualidade de vida e prevenção de doenças como o câncer de mama, a Rede de Academias Alpha Fitness está oferecendo três meses de treino grátis para todas as mulheres que se matricularem ou renovarem suas matrículas durante o mês de outubro. A oferta é válida para a contratação do plano de nove meses em qualquer uma das unidades Alpha Fitness em Salvador, Região Metropolitana e Aracaju.

A iniciativa é parte das ações desenvolvidas pela Rede durante o Outubro Rosa, movimento popular celebrado mundialmente para simbolizar a luta contra o câncer de mama. “Queremos incentivar as mulheres a praticar atividades físicas como forma de prevenção não só ao desenvolvimento do câncer de mama, mas de outras doenças associadas ao sedentarismo”, diz Vitor Urpia, diretor da Rede Alpha Fitness.

De acordo com Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), embora não exista uma causa única para o câncer de mama, aproximadamente 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de práticas saudáveis como realização de atividades físicas, a amamentação e o consumo de alimentos saudáveis. Mais comum em mulheres (apenas 1% dos casos são diagnosticados em homens), o câncer de mama tem na idade um dos mais importantes fatores de risco para a doença – cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos.

Segundo o Inca, além da idade, diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários, este último corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença. Entre os fatores ambientais e comportamentais relacionados ao câncer de mama estão o sedentarismo, a obesidade e sobrepeso pós-menopausa e o consumo de bebidas alcoólicas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) associa também ao sedentarismo o aumento do risco de câncer de endométrio, esôfago, pâncreas, cólon e rins e ao desenvolvimento de outras doenças como as cardiovasculares, hipertensão, derrames e diabetes tipo 2.

Outras ações da Rede durante o Outubro Rosa
Em parceria com o Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), durante todo o mês de outubro, todas as fachadas das academias da Rede estarão iluminadas na cor rosa. Além disso, no período de 19 a 30 de outubro, estudantes de medicina da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, coordenados pelo médico mastologista Cesar Machado, visitarão cada uma das unidades realizando um QUIZZ cujo objetivo é estimular os alunos a debaterem e se juntarem a esta causa tão nobre.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas