Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Festival de Música da Educadora FM anuncia finalistas; confira

foto
O concurso que premia obras musicais inéditas na Bahia é dividido em seis categorias | FOTO: Reprodução |

Os programas Multicultura e o TVE Revista anunciam, nesta sexta, respectivamente às 12h e às 12h18, os 14 finalistas do 13º Festival de Música da Educadora FM (107.5). Dos 300 inscritos no festival, 50 foram selecionados e, durante três meses, ficaram disponíveis para votação através do Portal Irdeb. Após as votações foram escolhidos os 14 finalistas que receberão a premiação em dinheiro, de acordo com sua categoria.

O concurso que premia obras musicais inéditas na Bahia é dividido em seis categorias, a de melhor música com letra, melhor música instrumental, melhor interprete vocal, melhor interprete instrumental, melhor arranjo e música mais votada pelos ouvintes. As premiações são de R$ 12 mil para as categorias Melhor Música com Letra e Melhor Música Instrumental e de R$ 6 mil para as categorias Melhor Intérprete Vocal (cantor ou grupo vocal), Melhor Intérprete Instrumental, Melhor Arranjo e Música Mais Votada pelo Ouvinte.

Para a coordenadora da Educadora FM Daniela Souza, com o festival “a rádio Educadora FM busca trazer os artistas que produzem conteúdo de qualidade para o conhecimento do público, pois muitas vezes esses talentos não ganham espaço em outros veículos”. O coordenador do festival, Nilton Amorin, avalia que este concurso movimenta a produção musical na Bahia, põe no mercado não só músicos, compositores e interpretes, mas também estúdios que contribuíram nas gravações das músicas. “A participação do Irdeb, de incentivar a produção cultural no estado já acontece há muito tempo e isso fortalece principalmente quando ocorre à parceria entre a Rádio e a TV, como aconteceu com nosso festival”, ressalta.

História
O Festival de Música da Educadora FM foi criado em 2003, inspirado em um dos programas da Rádio Educadora, o “Outros Baianos”, também criado no mesmo anos, com o objetivo de incentivar e dar mais visibilidade a cantores e músicos da região. Ficou reconhecido principalmente por dar espaço a produção contemporânea de música na Bahia além de lançar novos talentos no mercado musical. Produzido pelo Instituto de Radiodifusão da Bahia, o Festival de Música da Educadora é o pioneiro entre as rádios do Brasil, e serviu como referência para criação de outros festivais de música como o da Rádio Nacional do Rio de Janeiro e a Cultura de São Paulo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas