Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina tem previsão de céu parcialmente nublado a claro para esta quarta-feira

Trilha para o Vale do Pati | FOTO: Jornal da Chapada |

foto5
Nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro com temperaturas atingindo mínimas de até 16°C | FOTO: Reprodução/Jornal da Chapada |

Para os próximos dias, o tempo na Bahia não deverá ter mudanças significativas, principalmente, em relação às chuvas. Pois, a massa de ar quente e seco continua atuando na maior parte do Estado, o que mantém reduzida a nebulosidade e, consequentemente, as chances de ocorrer chuvas. A atuação dessa massa de ar está influenciando o tempo, principalmente, no Oeste, São Francisco e Norte, onde, além de deixar o céu ensolarado, também reflete no aumento das temperaturas, deixando essas regiões com máximas podendo atingir os 39°C.

Com essa condição, mantém-se o alerta quanto às queimadas, uma vez que, com a vegetação já ressecada, os riscos de ocorrer novos focos aumentam ou, até mesmo, podem intensificar aqueles já existentes. Assim, mantêm-se os cuidados quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente, na preparação do solo para o plantio e/ou renovação de pastos para os animais, já que, uma simples ponta de cigarro ou uma faísca pode dar origem a uma grande queimada, o que pode trazer grandes prejuízos para essas áreas.

Já nas regiões do Recôncavo, Sul e Nordeste, são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que continuam influenciando o tempo, deixando o céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas, sobretudo, nas localidades mais próximas ao litoral, a exemplo da cidade de Salvador e região metropolitana. Para essas áreas do Estado, as temperaturas deverão variar entre 20°C (mínimas) e 35°C (máximas). Por fim, para as regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro com temperaturas atingindo mínimas de até 16°C, sendo considerados os menores índices do Estado.

Uma das características da primavera é o aumento da incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Esse aumento pode ser verificado entre os dias 14/10 (terça-feira) e 15/10 (quarta-feira), quando os Índices previstos deverão variar de 11 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes IUV’s estão classificados na categoria de intensidade “Extrema” e, por isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar devem ser mantidos, principalmente, nos horários das 10 às 16h, quando há maior incidência. Para isso, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves. Com informações do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas