Ícone do site Jornal da Chapada

Game da Bahia pode ser melhor da feira sul-americana de jogos digitais

foto5
O game brasileiro ostenta um título em português como também explorar as múltiplas faces da mitologia brasileira | FOTO: Divulgação |

O game baiano Guerreiros Folclóricos, realizado pela jovem empresa Unique Entretenimento Digital, está concorrendo ao título de melhor brasileiro da Brasil Game Show (BGS), que acontece no ExpoCenter Norte de Vila Guilherme, em São Paulo desde a última sexta-feira (9/10). A eleição está sendo feita por um juri de jornalistas especializados. Já na abertura do evento, o jogo digital da Bahia havia sido saudado pela página especializada do portal Uol.

“Talvez o game brasileiro mais chamativo da feira, Guerreiros Folclóricos tem orgulho não apenas de ostentar um título em português como também explorar as múltiplas faces da mitologia brasileira. Personagens do folclore como o Saci-Pererê e o Boto Cor-de-Rosa ganham uma repaginada visual, num game de ação em terceira pessoa com referências em God of War e Dark Souls. Com apenas três meses de desenvolvimento, o projeto caminha ainda na direção de finalizar o roteiro e aprimorar outros quesitos técnicos, como taxa de frames e animações. Mas o protótipo disponível na BGS dá uma boa ideia do potencial do projeto, criado por um estúdio de Salvador (BA) chamado Unique Entretenimento Digital”.

Com esse texto, o game Guerreiros Folclóricos foi apresentada ao público paulista pelo portal no primeiro dia do Brasil Games Show, que acontece até segunda-feira (12/10). na oitava edição da feira latino-americana de jogos digitais, um mercado mundial que movimenta no mundo US$85 bilhões. A empresa Unique Entretenimento Digital é formada por jovens da faixa etária de 20 a 30 anos e desponta num momento em que a economia de jogos digitais está em expansão e caminha na contramão da crise econômica do país.

A liderança mundial do mercado de games é dos Estados Unidos, com um faturamento de US$21,3 bilhões anuais, seguido pela China, com US$18 bilhões, e pelo Japão, com US$12 bilhões. O Brasil lidera o mercado da América Latina, movimentando anualmente US$1,2 bilhão, ficando em décimo primeiro lugar no ranking mundial. É seguido pelo México, com faturamento de US$1 bilhão, Argentina, que movimenta US$275 milhões, e a Colômbia, com US$195 milhões.

O stand da Unique Entretenimento, bastante frequentado desde o primeiro dia da feira, promoveu a estréia da empresa na feira internacional e do game Guerreiros Folclóricos no mercado mundial dos jogos digitais, desenvolvido pelos seus criadores e programadores com base na cultura e no folclore nacional. Será no espaço da Unique que as mais de 300 mil pessoas aguardadas nos cinco dias de feira terão contato com os personagens Índio Kambaí, Saci, Mapinguari, Curupira, Alamoa, Nauru e o zumbi Corpo-seco entre outros.

Segundo Bruno Amorim, diretor de Negócios da Unique, a possível escolha do game Guerreiros Folclóricos como melhor jogo digital brasileiro da BGS de São Paulo irá coroar com êxito a estréia internacional da empresa baiana no mercado para o qual foi criada em maio de 2015. E abre perspectivas do apoio de empreendedores e investidores internacionais ao pleno desenvolvimento da Unique e de sua equipe.

A empresa é fruto da fusão da In9vare, que iniciou a gestão junto com seu sócio Marcelo Guerra e foi idealizada para desenvolver games, com a Unique In Class, fundada em 2012 pelos empresários Joe Santos e Rodolfo Fernandez, que oferece cursos de computação gráfica, artes gráficas e desenvolvimento de jogos digitais. Essa fusão aconteceu após a feira Gamepolitan, realizada no começo do ano de 2015 no Centro de Convenções de Salvador.

A BGS 2015, até o seu final, deve reunir no ExpoCenter Norte cerca de 200 empresas de games da América do Sul, além de potências econômicas e criativas do mundo digital, como a norte-americana Microsoft, criada por Bill Gates; a Sony, através da Playstation; e a Japonesa Sega, original de Honolulu, no Havaí, surgida em 1940. O mercado mundial de games possui 45 milhões de consumidores.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas