Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Campus da Uneb em Itaberaba vai inaugurar intervenções artísticas sobre a cultura local

foto
As intervenções são realizadas por artistas locais em produções autorais e/ou através de oficinas abertas à comunidade | FOTO: Reprodução |

No dia 21 de outubro, próxima quarta-feira, será inaugurado um conjunto de intervenções artísticas realizadas no campus XIII da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no município de Itaberaba, na região da Chapada Diamantina. Trata-se do projeto Itaberanear, uma iniciativa do Núcleo Integrado de Psicologia e Psicopedagogia (NIPp), com a coordenação dos professores Dina Maria Rosário, Lídia Barreto e Climério Moraes, e colaboração do Cidade e Campo Arte e Nexos em Estudos Culturais Latino-Americanos (Canela).

O projeto consiste em uma intervenção artística nos muros, fachadas e jardins do Departamento de Educação campus XIII da Uneb (DEDC XIII). Segundo uma das coordenadoras, Dina Maria Rosário, o Itaberanear “é um processo de apropriação sociopolítica dos espaços do campus, através de pinturas, gravuras e objetos de arte a céu aberto”. As intervenções são realizadas por artistas locais em produções autorais e/ou através de oficinas abertas à comunidade.

Os marcos culturais de Itaberaba, que estão sendo retratados nas fachadas foram selecionados por meio de uma votação. Funcionários, técnicos e professores do DEDC XIII; graduandos e pós-graduandos, graduados e pós-graduados do campus de Itaberaba; participantes das atividades de extensão do departamento; e toda sociedade civil do município e região participaram da enquete. Os quatro marcos mais escolhidos foram: Pedra de Itaberaba (1º), Chá – o pai do Axé de Itaberaba (2º), Índios Maracás – grupo Tupuias (3º), e inscrições rupestres na Pedra de Itaberaba (4º).

O evento de inauguração começa a partir das 17h30 com um cortejo festivo, na praça Carlos Braga, em direção ao campus da Uneb. Seguido pela banda de pífanos e trupe circense que ciceroneará os convidados em um passeio pelo departamento, conhecendo as obras. Após o cortejo haverá uma confraternização com Música Popular Brasileira e coquetel sertanejo.

Lídia Barreto, Aga Mendes, Fátima Araújo, Felipe Rangel, Hilson Ramos e Nelson Queiroz são os artistas que participam do projeto. Também colaboraram com o projeto Itaberanear os monitores de extensão Ariane Lopes, Aline Silva, Ilariana Medeiros e Isabel Oliveira.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas