Ícone do site Jornal da Chapada

IF Baiano abre inscrições para processo seletivo de 2016; confira o que mudou

foto5
A proposta é tornar o acesso à educação profissional mais democrático | FOTO: Reprodução |

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2016 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). O prazo segue até o dia 12 de novembro de 2015. A oferta é de 2.690 vagas distribuídas entre cursos técnicos de nível médio, nas modalidades Integrada, Subsequente e Proeja (educação para jovens e adultos). Este ano, o processo de seleção de alunos está mais inclusivo: sem prova e sem cobrança de taxa de inscrição. A proposta é tornar o acesso à educação profissional mais democrático.

Nova forma de análise de candidatos
Para o preenchimento de vagas nos cursos das modalidades Integrada e Subsequente, a seleção será realizada por meio de análise do histórico de desempenho escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Já os candidatos aos cursos do Proeja, passarão por entrevistas. Entenda:

Modalidade Integrada
A avaliação vai considerar as notas finais dos três primeiros anos do Ensino Fundamental II de Língua Portuguesa e Matemática.

Modalidade Subsequente
Serão analisadas as notas finais dos três primeiros anos do ensino médio de Língua Portuguesa e Matemática.

Proeja
Nas entrevistas, serão avaliadas a disponibilidade e as relações que o candidato pode estabelecer com os cursos ofertados, conforme barema em anexo no edital que orienta sobre os critérios a serem comparados.

Ao todo, 70% das vagas são destinadas para estudantes de oriundos de Escolas Públicas, 25% para ampla concorrência e 5% para Pessoas com Deficiência. O IF Baiano possui unidades em 11 cidades baianas: Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Uruçuca e Valença.

Edital de Cursos Integrados e Subsequentes:
Edital PROEJA:
Página do Processo Seletivo

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas