Jornal da Chapada

Chapada: Fim de semana com previsão de poucas chuvas e temperaturas elevadas durante o dia

Com pouca nebulosidade, as temperaturas na Chapada Diamantina podem chegar aos 35°C no decorrer das tardes e 16°C durante as noites | FOTO: Jornal da Chapada |

As condições do tempo previstas para este fim de semana seguem sem grandes mudanças. A massa de ar quente e seco permanece atuando sobre o Nordeste brasileiro, inibindo a formação de nebulosidade e, consequentemente, as chuvas em grande parte dessa região. Na Bahia, além de reduzir significativamente as chuvas, esse sistema continua contribuindo para manter as temperaturas elevadas em todo o estado, sendo os maiores índices previstos para as regiões oeste, São Francisco e norte, onde as máximas devem variar entre 33ºC e 39ºC.

A manutenção dos baixos índices de umidade relativa é outro reflexo da atuação dessa massa de ar nessas áreas do estado. Tais índices podem chegar a valores mínimos de até 20%, o que se torna prejudicial à saúde, uma vez que o ideal para o conforto humano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de, no mínimo, 60%. Desta forma, recomenda-se evitar a prática de atividade física no período das 10h às 16h, bem como se hidratar continuamente, ingerindo água, suco, etc.

Essa previsão de tempo quente e seco, somada à vegetação já ressecada, aumenta o risco de ocorrência de novos focos de queimadas, ou, até mesmo, pode intensificar aqueles já existentes. Mantém-se o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente, na preparação do solo para o próximo plantio e/ou renovação de pastos para os animais. Uma simples ponta de cigarro ou uma faísca pode dar origem a uma grande queimada, provocando prejuízos.

Temperaturas
Essa massa de ar também influencia o tempo na Chapada Diamantina e sudoeste, deixando o céu parcialmente nublado a claro. Com pouca nebulosidade, as temperaturas se elevam e as máximas podem chegar aos 35°C, especialmente ao longo da tarde. Entretanto, durante a noite e nas primeiras horas da manhã, esses índices diminuem significativamente, podendo chegar a valores de até 16°C (mínimas), principalmente nas áreas serranas dessas regiões.

O município de Piatã volta a apresentar baixas temperaturas no final de semana | FOTO: Divulgação/Inema |

Já na faixa leste do estado a previsão também é de céu parcialmente nublado a claro. Mas a umidade vinda do Oceano Atlântico ainda pode favorecer a ocorrência de chuvas fracas e passageiras, principalmente nas localidades mais próximas ao litoral do nordeste e Recôncavo baiano (incluindo a cidade de Salvador e região metropolitana). As temperaturas permanecem elevadas, com valores variando entre 20°C (no sul e Recôncavo) e 36°C (no nordeste do estado).

Maré
Para o período entre sexta-feira (16) e domingo (18), a maré deve atingir a altura máxima entre 5h e 7h e entre 17h e 19h, com valores variando de 1,7 a 2,6 metros. Já as alturas mínimas devem ser registradas no período entre 11h e 13h e entre 23h e a 1h (do dia seguinte), com valores variando de 0,3 a 0,8 metro. As ondas previstas para esse período devem ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar a 2,0 metros.

Radiação
Uma das características da primavera é o aumento da incidência de radiação solar e, consequentemente, a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Entre sexta (16) e domingo (18), os índices devem variar de 12 a 13. Segundo a OMS, estes IUV’s estão classificados na categoria de intensidade ‘Extrema’. Por isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar devem ser mantidos, principalmente, nos horários das 10 às 16h, quando há maior incidência. Recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Pular para a barra de ferramentas