Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Itaberaba sedia encontro para debater o desenvolvimento da cultura na região

Ao todo, são cinco categorias de premiação | FOTO: Reprodução |

foto5
No encontro, serão discutidos os pontos de cultura, o Conselho de Política Cultural, a Câmara Temática de Cultura e institucionalização da cultura do Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu | FOTO: Reprodução/Secult |

Nos dias 29 e 30 de outubro, de 8h30 às 17h, acontecerá mais uma edição do ‘Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais’. Desta vez, o evento, que é gratuito e aberto ao público, será realizado no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Itaberaba, no Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu, região da Chapada Diamantina.

Desenvolvido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), o projeto tem como finalidade a discussão pública de temas importantes para o desenvolvimento cultural da Bahia e cumprimento de metas do Plano Estadual de Cultura. A ideia do encontro é reunir gestores, artistas, produtores, pesquisadores e demais agentes da área cultural.

Esta edição do projeto apresentará novo formato. Dentro da programação serão acrescentadas discussões mais voltadas para a temática dos pontos de cultura, Conselho de Política Cultural, Câmara Temática de Cultura e institucionalização da cultura. “Desde as edições anteriores, já percebíamos a necessidade de chegar aos territórios, pontuando esses temas de um modo mais específico”, salienta o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Sandro Magalhães.

Para realizar o Territórios Culturais em Diálogo, a SecultBA conta com a parceria do Conselho Estadual de Cultura, da Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura (ADIMCBA), da Secretaria de Planejamento (Seplan), do Colegiado de Desenvolvimento Sustentável (Codeter), do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães e dos 13 municípios que compõem o Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu.

O evento é aberto a todos os públicos de quaisquer municípios do Estado da Bahia. E serão disponibilizados hospedagem e alimentação para 60 participantes, o que dará para 5 pessoas dos 12 municípios. A prioridade da alimentação e hospedagem é para os participantes do Território Piemonte do Paraguaçu, que não residem em Itaberaba.

Os interessados em participar do ‘Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais’ deverão preencher a ficha de inscrição, disponível neste link, e enviar para o e-mail: neilde.cardoso@cultura.ba.gov.br.

Confira aqui a programação completa:

Dia 29/10 (quinta)
8h30 – Participação de dirigentes da Secretaria de Cultura da Bahia. Apresentação das linhas de ação da Secult Ba. Roda de conversa: participação social das gestões culturais
10h30 – Câmara Técnica de Cultura do Território
14h – Discussões específicas: Pontos de Cultura (sala 1), Rede de Espaços Culturais (sala 2), Institucionalização da cultura (sala 3)
17h – Encerramento

Dia 30/10 (sexta)
8h30 – Abertura com apresentação cultural
9h – Roda de diálogos com o Codeter e Câmara Temática de Cultura (Seplan/ADT)
10h30 – Análise do PTDS e demandas de Conferências anteriores
14h – Planejamento das ações da Câmara Temática de Cultura e escolha do coordenador da Câmara
16h30 – Encerramento

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas