Ícone do site Jornal da Chapada

Parecer do TCU que rejeita contas de 2014 começa a tramitar no Congresso

Os documentos foram enviados pelo governo como resposta a questionamentos do TCU | FOTO: Reprodução |

congresso
O governo poderá se manifestar posteriormente durante o processo de debate na Comissão Mista de Orçamento | FOTO: Reprodução |

O senador Dário Berger (PSDB-SC) leu nesta terça-feira (20), no plenário do Senado, o despacho do presidente da Casa e do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), no qual ele oficializa o recebimento do acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) que recomenda a rejeição das contas do governo federal referentes ao exercício financeiro de 2014. Na prática, isso dá início à tramitação do acórdão para que ele seja votado pelo Congresso em sessão conjunta da Câmara e do Senado posteriormente.

No despacho, o presidente encaminha o documento para análise da Comissão Mista de Orçamento (CMO) e comunica a Câmara dos Deputados. Agora, a CMO terá 77 dias para discutir o acórdão e apresentar relatório no qual a sugestão de rejeição das contas poderá ser acatada ou modificada pelo relator.

Havia expectativa de que, antes de encaminhar para a comissão, o presidente Renan Calheiros abrisse prazo para que o governo apresentasse nova defesa, mas o despacho não tratou disso. No entanto, o governo poderá se manifestar posteriormente durante o processo de debate na CMO. A presidenta da comissão, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), disse hoje que já está trabalhando na escolha do relator e anunciará o nome do indicado na quarta (21), às 15h. Da Agência Brasil.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas