Ícone do site Jornal da Chapada

Turismo na Chapada Diamantina esquenta com semana de prova de mountain bike

foto5
A prova, disputada em duplas e com sete categorias, tem a participação de 500 ciclistas | FOTO: Reprodução/Brasil Ride/Facebook |

As belezas naturais da Chapada Diamantina servem de cenário para a quarta edição da Brasil Ride 2015, que segue até sábado (24), com percurso entre os municípios de Mucugê e Rio de Contas – sedes do evento – e passagem por outras cidades, como Piatã e Abaíra. Realizado em uma das zonas turísticas mais famosas da Bahia, o evento permite aos participantes o contato direto com a natureza, numa região que reúne atrativos como Mata Atlântica, planícies, paisagens com toques de caatinga e cerrado, além de imensos paredões, desfiladeiros, cânions, grutas, cavernas, rios e cachoeiras.

A prova, disputada em duplas e com sete categorias, tem a participação de 500 ciclistas. Estão na região atletas de 23 países e 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Os europeus estão em maior número de inscritos, com representantes da Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovênia, Espanha, França, Itália, Holanda, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça. Já do Brasil, estão presentes na competição ciclistas de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Ocupação hoteleira
Considerada a principal ultramaratona de Mountain Bike das Américas, a competição, que tem apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), movimenta o cenário econômico e turístico da região. A expectativa da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente de Mucugê é a de que cerca de cinco mil visitantes impulsionem a cadeia produtiva do turismo na região. Hotéis e pousadas registram 100% de ocupação, e muitas casas foram alugadas para os dias da prova.

O evento permite aos participantes o contato direto com a natureza | FOTO: Fabio Piva/Brasil Ride |

De acordo com a Secretaria de Turismo e Esportes de Rio de Contas, a cidade conta com 400 leitos distribuídos entre hotéis e pousadas, e já está com 100% de ocupação, reforçada também com o aluguel de mais de 50 casas. Segundo a secretaria, por dia, durante a competição, circulam no município cerca de mil visitantes, incrementando o comércio em geral. O reflexo também se faz sentir em municípios vizinhos, como Livramento de Nossa Senhora, que absorve parte da demanda.

Percurso
O Brasil Ride 2015, aberto no último sábado (17), tem percurso total de 600 quilômetros, entre Mucugê e Rio de Contas. Em meio a trilhas, serras, vales e rios, os competidores passarão por destinos turísticos como Piatã, cidade famosa pelo café que produz, e Abaíra, conhecida pela cachaça. No último dia, no sábado (24), a Maratona Brasil Ride, reúne mais de mil ciclistas amadores, numa prova no município de Mucugê. À noite, moradores, atletas e turistas comemoram com uma festa dançante, a partir das 20h, na Praça dos Garimpeiros, ao som de quatro bandas.

1 / 7
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas