Ícone do site Jornal da Chapada

Novo Ministro da Saúde diz que vai apoiar ações na Bahia

foto5
A contrapartida esperada pelo governo baiano é de cerca de R$ 318 milhões em recursos federais | FOTO: Reprodução |

O secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, esteve, nesta quarta-feira (21), em Brasília, para sua primeira audiência com o novo ministro da Saúde, Marcelo Castro. O representante do Governo da Bahia em Brasília, Jonas Paulo e o Deputado Paulo Magalhães acompanharam a audiência.

Ao fazer uma exposição da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o secretário Vilas-Boas destacou as dificuldades financeiras por que passam os estados e municípios e apresentou pleito para que o ministério corrija distorções nos repasses e que assuma o pagamento de serviços já em funcionamento no estado e ainda não habilitados.

A contrapartida esperada pelo governo baiano é de cerca de R$ 318 milhões em recursos federais, 60% dos quais para os municípios, valor que desafogará o caixa de ambos,estado e municípios, e abrirá condições para novos investimentos.

O Secretário enfatizou o potencial da Bahiafarma, laboratório farmacêutico público que o governo baiano pretende expandir. “Desde que assumi, defendi que a Bahiafarma deveria ser o agente catalisador do processo de industrialização farmacêutica em nosso estado”, disse Fábio Vilas-Boas.

O ministro elogiou o trabalho que o secretário vem desenvolvendo, o que considera estar inteiramente alinhado com a sua visão. “As portas do ministério estão abertas. Tenho interesse em apoiar a Bahia e fortalecer os projetos de desenvolvimento da atual gestão”, afirmou o Ministro.

Visita à Bahia
O Secretário aproveitou a oportunidade e convidou o ministro para participar do lançamento da campanha contra a sífilis congênita na Bahia. O evento está programado para final de novembro, o que foi aceito imediatamente.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas