Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Filme sobre o alcoolismo e a decadência do garimpo será exibido em Palmeiras neste domingo

fotot
O documentário, escrito, produzido e dirigido por Ana Paula Rocha de Souza, trata da relação do município de Palmeiras com seus alcoólatras | FOTO: Divulgação/Instituto Marlin Azul |

Produzido no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, o documentário ‘Afogados’ será exibido no município neste domingo (25), às 19h, na Praça do Garimpeiro, em sessão aberta e gratuita. ‘Alagados’ foi um entre os 20 selecionados pela quinta edição do Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis, que percorrerá as cinco regiões do país até o final de novembro para lançar curtas-metragens feitos por moradores de pequenas cidades brasileiras. O projeto é realizado pelo Instituto Marlin Azul com patrocínio da Petrobras.

O documentário que será exibido foi escrito, produzido e dirigido por Ana Paula Rocha de Souza, e trata da relação do município de Palmeiras com seus alcoólatras. O curta-metragem traz relatos de moradores sobre o alto consumo de bebidas alcoólicas na comunidade no período de decadência do garimpo da Chapada Diamantina. O alcoolismo dos garimpeiros que sonharam com a vida transformada pela riqueza também é o mesmo que abraça as ilusões de muitos que ali vivem atualmente.

O filme foi escrito, produzido e dirigido por Ana Paula Rocha de Souza | FOTO: Divulgação/Instituto Marlin Azul |

“Essa felicidade líquida, seus pontos de venda, seus vários preços, cores e seus consumidores trazem algo de universal e ao mesmo tempo de particular”, revela Ana Paula Rocha em texto enviado ao Jornal da Chapada. A intenção é revelar o que se esconde por traz do desejo de beber, quais motivos levam alguém a esta entrega sem limites e quem são estas pessoas tocadas pelo álcool para tentar compreendê-las.

Circuito Revelando os Brasis
O Revelando os Brasis promove a democratização do acesso aos meios de produção audiovisual, oferecendo aos moradores das pequenas cidades com até 20 mil habitantes a possibilidade de contar suas próprias histórias através do cinema.

Divididos em duas rotas, dois caminhões adaptados para se transformar em cabine de projeção vão percorrer cerca de 25 mil quilômetros, realizando 35 sessões de cinema ao ar livre nos 20 pequenos municípios com até 20 mil habitantes onde as histórias foram gravadas e nas 15 capitais dos estados participantes. Os veículos levam tela de cinema, projetores e cadeiras.

Serviço
Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis – Ano V
O quê: Lançamento do filme Afogados
Quando: 25/10 às 19h
Local: Praça do Garimpeiro, Centro (próximo à Igreja Matriz), em Palmeiras

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas