Ícone do site Jornal da Chapada

Fabiano Mota formaliza candidatura para presidência da OAB-BA

foto5
O candidato pretende criar uma gestão mais participativa e aproximar o órgão cada vez mais da classe | FOTO: Divulgação |

O advogado Fabiano Mota formalizou, nesta segunda-feira (26), a candidatura da chapa “Nova OAB” para a disputa da presidência da Ordem dos Advogados do Brasil secção Bahia. Especialista em direito civil e administrativo, Mota tem como principais bandeiras a democratização e renovação da Ordem, bem como a defesa dos jovens advogados e a participação mais efetiva das mulheres e representantes de municípios do interior do estado.

O candidato pretende criar uma gestão mais participativa e aproximar o órgão cada vez mais da classe. “É de extrema importância que as pessoas entendam que a OAB não é somente uma instituição que defende os interesses de uma classe específica, mas de toda a sociedade. Para isso, vou criar uma administração mais democrática e participativa”, afirma.

Para Mota, um dos principais problemas da atual configuração da Ordem a ser combatido é a falta de transparência. “Buscamos, acima de tudo, uma gestão efetivamente transparente. Atualmente, não se sabe onde o dinheiro arrecadado pela OAB é aplicado. É necessário prestar contas e, a partir daí, estabelecer as prioridades da administração”, diz.

Outra questão importante a ser enfrentada, segundo Mota, é a crise do judiciário, que, segundo o candidato, exige um posicionamento mais forte da OAB, que deve funcionar como intermediadora da situação. “Enquanto órgão que defende os interesses da sociedade e tem ligação direta com o funcionamento da justiça, já que defende também os advogados, a OAB precisa se posicionar. É inadmissível que a Ordem se abstenha de participar do debate para a resolução e enfrentamento da crise da justiça baiana. A OAB precisa chamar os representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário para, juntos, resolverem a questão”, avalia.

A chapa “Nova OAB”, criada com o objetivo de traçar novos rumos para a Ordem e justiça baiana, é formada por advogados experientes e militantes da causa, além de mulheres e representantes do interior.

“A minha candidatura surgiu de um sentimento de insatisfação coletiva que permeia a classe atualmente. A minha gestão nada tem a ver com o passado da Ordem. Queremos, de fato, criar uma nova OAB. Para isso, tive o cuidado de formar um grupo de advogados experientes que militam pela causa. Advogados esses que conhecem o dia a dia e as dificuldades da profissão. A participação de mulheres nesse sentido também tem sido essencial. Não estamos apenas levantando a bandeira da participação feminina, estamos dando espaço de verdade para a participação delas, tanto que nomeamos uma mulher como presidente da Caixa de Assistência ao Advogado (CAAB), por entender que elas são muito mais sensíveis às necessidades dos advogados”, declara.

“Outro ponto essencial para a formação da chapa foi a participação de advogados do interior. Queremos aproximar mais a Ordem deles, principalmente por entender que muitas das violações de prerrogativas da classe acontece no interior, além do distanciamento da própria justiça e das dificuldades encontradas nas comarcas”, complementa o candidato. Outra bandeira levantada por Fabiano Mota é a defesa e o amparo no exercício da profissão dos jovens advogados. Para ele, a OAB não cumpre seu papel de apoiadora do desenvolvimento da carreira jurídica.

“Atualmente o jovem advogado é lançado no mercado de trabalho sem a mínima condição de se desenvolver. A OAB não presta o apoio necessário nesse sentido, não disponibiliza cursos de extensão e pós-graduação, assim como também não presta consultoria para o desenvolvimento da carreira”, finaliza Mota.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas