Ícone do site Jornal da Chapada

Previsão de céu aberto com pouca chance de chuva na Chapada Diamantina

Lençóis foi criticada em quase todas as áreas do convívio social | FOTO: Jornal da Chapada |

foto5
As temperaturas mais baixas são esperadas para as áreas serranas da Chapada Diamantina e do Sudoeste | FOTO: Jornal da Chapada |

Para os próximos dias, a massa de ar quente e seco, mesmo enfraquecida, continua atuando sobre o Nordeste brasileiro, inibindo a formação de nebulosidade e a ocorrência de chuvas mais expressivas em grande parte dos estados dessa Região. Na Bahia, são nas regiões Oeste, São Francisco, Norte e parte da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde o predomínio desse sistema é mais acentuado, mantendo o céu com poucas nuvens e as chances de ocorrer chuvas reduzidas. Essa pouca nebulosidade contribui para deixar as temperaturas elevadas, principalmente na faixa oeste do Estado, onde as máximas poderão atingir os 39°C. Ainda assim, temperaturas mais baixas ainda são esperadas para as áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, com mínimas podendo chegar aos 16°C.

É sempre bom lembrar que, esses altos índices de temperaturas, somados a vegetação já ressecada, mantêm elevados os riscos de ocorrer novos focos de queimadas, ou até mesmo, intensificar aqueles já existentes. Portanto, refaz-se o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente, na preparação do solo para o próximo plantio e/ou renovação de pastos para os animais, já que, uma simples ponta de cigarro ou uma faísca pode dar origem a uma grande queimada, o que pode trazer grandes prejuízos para essas regiões.

Para a faixa leste, que inclui as regiões Nordeste, Recôncavo, Sul, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro. No entanto, a umidade vinda do Oceano Atlântico poderá trazer chuvas, principalmente para o Sul do Estado. As temperaturas nessas áreas também permanecerão elevadas, com máximas variando entre 29°C (no Sul) e 35°C (no Nordeste). Para a cidade de Salvador e região metropolitana a previsão também é de céu parcialmente nublado a claro e com pouca possibilidade de ocorrer chuvas. As temperaturas permanecerão estáveis, com mínimas de 23°C e máximas de 31°C.

Uma das características da primavera é o aumento da incidência de radiação solar e, consequentemente, a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Esse aumento pode ser verificado entre os dias 28/10 (quarta-feira) e 29/10 (quinta-feira), quando os Índices previstos deverão variar de 12 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes IUV’s estão classificados na categoria de intensidade “Extrema” e, por isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar devem ser mantidos, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando há maior incidência. Para isso, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas