Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Nono Festival de Artes Literárias em Palmeiras terá palestra com artista global

(C) Dalton Valerio

foto5
A escritora, poetiza e atriz global Elisa Lucinda ministra palestrar no primeiro dia do FAL | FOTO: Divulgação/Dalton Valerio |

A cidade de Palmeiras, na Chapada Diamantina, vai sediar o 9º Festival de Artes Literárias (FAL), nos dias 12 e 13 de novembro (quinta e sexta). O evento deste ano tem como tema “Integração nordestina: colóquio entre escritores que marcaram nossa identidade”, e será realizado no Colégio Nilde Maria Monteiro Xavier. Na programação do FAL estão previstas visitas às salas temáticas, palestras e apresentações artísticas e culturais Dentre os convidados, a 9ª edição do festival contará com a participação da escritora, poetiza e atriz global Elisa Lucinda, e do pós-doutor Luís Cláudio Cajaíba Soares (Universidade Federal da Bahia).

Os estudantes do Colégio Nilde Xavier vão revelar as especificidades da região | FOTO: Divulgação |

O projeto é organizado pela professora de Língua Portuguesa e Literatura, Creuza Gama da Silva Santos, e estruturado pelo apoio de alunos, professores e comunidade da cidade de Palmeiras. Trata-se de uma ação educativa que nasceu da necessidade de dar maior sentido aos estudos literários, ampliando o olhar dos estudantes para certas abordagens temáticas que, de alguma forma, se fazem notar no cotidiano de cada um.

O festival trabalha com diferentes fontes de atuação com uma programação literária, que além de estimular a leitura, permite que os estudantes do Colégio Nilde Xavier revelem as especificidades de sua região e, formem vínculo com a comunidade. A homenagem, também, é um presente aos palmeirenses/nordestinos e uma ferramenta para a divulgação da cultura da região.

“Acreditamos ser esse tema revelador das diferenças, pois o mesmo possui cunho memorístico e identitário e, como culminância do projeto, teremos palestras, salas temáticas, apresentações artísticas e culturais para todos os públicos, esclarece a diretora do colégio”, Ana Cláudia Franco.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas