Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Zoológico funciona normalmente no feriado de Finados

zoo
O Zoológico é um dos principais locais de lazer da capital baiana | FOTO: Divulgação |

O Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, através de sistema de plantão, funcionará normalmente nesta segunda-feira (2), quando é comemorado do Dia de Finados. Mesmo se tratando de uma segunda, dia em que o Parque fecha para manutenção, o Zoo abrirá para a visitação pública no feriado. Com uma área verde de cerca de 250 mil metros quadrados, incluindo remanescente de Mata Atlântica, o Zoológico é um dos principais locais de lazer da capital baiana. Dessa forma, ao visitar o parque, o público pode conhecer e aprender sobre as diversas espécies que também estão em extinção.

Vale lembrar que é recomendável o uso de protetor solar e o consumo de bastante água durante o passeio no Zoo. Outra dica importante é não alimentar os animais, já que as espécies possuem uma alimentação balanceada, preparada especialmente pela equipe de nutricionistas do parque. O Zoológico de Salvador fica no bairro de Ondina e funciona de terça a domingo (inclusive feriados), das 8h30 às 17h, com entrada gratuita.

Onça
Nesta sexta-feira (30), o Zoológico de Salvador irá anunciar o resultado da votação para a escolha do nome da onça preta. Já são mais de cinco mil votos populares computados até então. Diaurum, Osório e Zumbi dos Palmares são as opções para o público. A onça-preta ou onça-pintada, maior felino das Américas, é o predador mais majestoso da fauna brasileira, com sua pelagem amarela com manchas pretas em forma de rosetas, ou no caso das melânicas, pelagem totalmente preta com rosetas aparentes quando expostos ao sol, uma camuflagem perfeita que os torna praticamente invisíveis na mata.

Os machos dessa espécie chegam a pesar 150 kg de puro músculo e as fêmeas podem chegar a 90 kg. Eles possuem presas poderosas capazes de quebrar o casco de uma tartaruga com muita facilidade, sendo considerada a mais poderosa mordida de todos os grandes felinos conhecidos.

A onça-pintada ocorre em todos os biomas do território brasileiro, porém, está ameaçada de extinção e sua principal ameaça é a perda de habitat e caça. São animais de topo na sua cadeia alimentar, suas principais presas são cervídeos, catetos, capivaras, queixadas e até jacarés, porém, com o desmatamento crescente para expansão agropecuária, esses animais se tornam cada vez mais escassos, o que faz a onça se aproximar cada vez mais das fazendas e povoados no intuito de se alimentar, abatendo os animais de criação, o que os tornam presa fácil para os fazendeiros e donos de propriedades.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas