Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: TRT empossa nova presidente para biênio durante cerimônia em Salvador

foto5
Cerimônia de posse a desembargadora Maria Adna Aguiar foi realizada na noite de quinta-feira (5), na reitoria da Ufba | FOTO: Giana Mattiazzi/TV Bahia |

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5) tem uma nova presidente para o biênio 2015-2017. Trata-se da desembargadora Maria Adna Aguiar, que tomou posse em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (5), na reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador. Durante a solenidade, foram também empossados ainda a vice-presidente, desembargadora Maria de Lourdes Linhares; o corregedor regional, desembargador Esequias de Oliveira; e a vice-corregedora, desembargadora Nélia Neves.

Através da assessoria do (TRT), a presidente disse que a prioridade de sua administração será a atividade fim, ou seja, a efetividade das decisões do TRT5-BA. “O processo deve durar o menor tempo possível. Até a sentença do juiz, conseguimos fazer tudo em tempo recorde, contudo, na execução, ainda temos alguns problemas, o que traz a demora na Justiça do Trabalho. Para isso, precisamos fazer grandes acordos e conciliações, manter sempre um canal aberto entre o empregador e trabalhador. Negociando e ajustando é que se resolve”, analisa.

Perfil e trajetória
Nascida em Acajutiba (BA), a presidente do TRT5 para o biênio 2015/2017 é portadora de pólio desde os 2 anos de idade, com trajetória de vida marcada pela atuação social em defesa das minorias, especialmente as mulheres e os deficientes físicos. Desembargadora desde 2001, é graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1974, especializou-se em Direito Processual Civil também pela Ufba e em Direitos Humanos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Em 1995, foi procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA). Já desempenhou a função de desembargadora conciliadora do Juizado de Conciliação de 2ª Instância, presidente da Sessão Especializada em Dissídios Coletivos e foi vice-presidente do TRT5-BA no biênio 2009/2011. Em 2014, foi convocada para exercer o cargo de desembargadora auxiliar da vice-presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST). As informações são do Portal G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas