Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Incêndio florestal é controlado na região do município de Ituaçu

foto5
Nesta segunda (9) e terça-feira (10) uma equipe de fiscalização se deslocará para mais uma ação de controle das chamas em Ituaçu | FOTO: Divulgação/Inema |

O incêndio florestal que acometeu a Serra do Rio da Água Preta, em Ituaçu, município da Chapada Diamantia, foi controlado neste final de semana. A ação de monitoramento do local contou com o apoio do Bahia Sem Fogo, programa da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Devido às condições climáticas, de tempo seco e quente, as chamas, que haviam sido contidas anteriormente, voltaram de forma mais intensa na última semana. Na última sexta-feira (6), uma aeronave do Bahia Sem Fogo sobrevoou a região e identificou que apenas pequenos focos ainda restavam no local. Nesta segunda (9) e terça-feira (10) uma equipe de fiscalização se deslocará para mais uma ação de controle das chamas em Ituaçu.

Segundo a coordenadora de Fiscalização Preventiva do Inema e perita em incêndios florestais, Fabíola Cotrim, contatos com a Secretaria de Meio Ambiente local e o Corpo de Bombeiros foram feitos para que as providências cabíveis fossem tomadas neste final de semana. A Operação Bahia sem Fogo integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia formado por representantes de nove secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais. A campanha tem como objetivo atender principalmente as regiões da Chapada e do Oeste, onde ocorrem os maiores registros de incêndios.

Leia também:
Chapada: Bahia Sem Fogo monitora área de incêndio florestal no município de Ituaçu
Chapada: Fogo atinge região da Serra do Rio da Água Preta em Ituaçu; brigadistas pedem ajuda

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas