Ícone do site Jornal da Chapada

Encontro de estudantes negros, indígenas e quilombolas da Ufba debate políticas estudantis

foto5
O credenciamento para o 3º ENNUFBA estará aberto nos dias 11 e 12 de novembro | FOTO: Meramente Ilustrativa/Ufba |

Desta quarta a sexta-feira (11 a 13 de novembro) acontece a terceira edição do Encontro de Negros e Negras, Indígenas e Quilombolas da Universidade Federal da Bahia (ENNUFBA), em Salvador. Com o tema ‘Desafios e perspectivas para a Juventude’, o encontro buscará formular políticas de inclusão, assistência, permanência e combate ao racismo para a juventude indígena, negra e trabalhadora que passou a ocupar a universidade.

Os três dias de encontro vão contar com mesas de debate sobre a situação da juventude negra, indígena e quilombola no Brasil, a demarcação de terras indígenas, relações raciais do trabalho, violência contra a mulher, redução da maioridade penal e desmilitarização das polícias e as políticas públicas de ações afirmativas. A partir dos subsídios dos debates e de suas vivências pessoais, os estudantes construirão, nos Grupos de Trabalho, as sínteses que devem nortear as lutas da juventude negra e dos povos tradicionais na Ufba nos próximos períodos.

As atividades culturais do evento incluem rodas de capoeira, oficinas de turbante, graffite e picho, intervenção cultural indígena e uma feira gastronômica. Além disso, o encontro contará com uma edição especial da festa Batekoo no encerramento.

O credenciamento para o 3º ENNUFBA estará aberto nos dias 11 e 12 de novembro, no vão da Biblioteca Central Reitor Macedo Costa, em Ondina, na capital baiana. Para participar da delegação da Plenária Final e ter direito a votar as resoluções, é necessário que os estudantes, além de serem indígenas ou negros, participem de pelo menos três atividades do encontro. A participação também dá direito a um certificado de 20 horas como atividade complementar.

Confira a programação:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas