Ícone do site Jornal da Chapada

Juventude do PT realiza congresso estadual e elege nova direção por consenso

foto5
O secretário da JPT Yuri Brito ladeado de Elen Coutinho e Matheus Maciel, ambos eleitos para a Secretaria Estadual | FOTO: Divulgação |

A Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT) na Bahia realizou seu terceiro Congresso Estadual, nos últimos dias 7 e 8 de novembro. O evento do final de semana foi realizado na capital baiana, reuniu 107 delegados de todas as regiões do estado, além de observadores e trabalhou o combate ao Extermínio da Juventude Negra como tema principal. Na mesa de abertura foram apresentadas opiniões sobre a conjuntura por representantes de movimentos sociais, partidos de esquerda e parlamentares, incluindo o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Geraldo Reis, o presidente e a secretária de Mulheres da CUT, Cedro Silva e Lucíola Conceição, Karla Rodrigues, da juventude do MST, os deputados Marcelino Galo, Rosemberg Pinto e Fátima Nunes e representantes da UJS e do Levante Popular da Juventude.

Além dos debates, o congresso discutiu as teses nacionais e elegeu a nova direção estadual da Juventude do PT, em substituição à gestão encabeçada por Yuri Brito, atual secretário. “Foi muito importante uma chapa única, reunindo todas as forças e campos do Partido dos Trabalhadores e ser a opção para constituir um novo momento da juventude petista. Nessa conjuntura de golpismo e ataques ao partido, é preciso unidade para avançar nas conquistas do povo brasileiro”.

Por aclamação, foi eleita para a Secretaria Estadual da Juventude do PT chapa encabeçada por Elen Coutinho, atual secretária de Formação Política do PT e Matheus Maciel, membro da atual direção de juventude. Eles revezarão a titularidade da Secretaria. “É preciso dar centralidade, no nosso horizonte programático, para o socialismo. Nós vamos construir coletivamente a Juventude do PT”, defende Elen, na defesa da chapa. “Sem dúvida que temos a chance, nessa conjuntura difícil e respeitando quem veio antes, de fazer a melhor gestão da história dessa secretaria”, completa Matheus. A data da posse da nova gestão ainda será divulgada.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas