Ícone do site Jornal da Chapada

Massa de ar quente e seco continua influenciando o clima na Chapada Diamantina; baixa umidade preocupa

clima seco
O longo período de estiagem segue em regiões do estado. Na Chapada Diamantina, focos de incêndios são combatidos por brigadistas e bombeiros | FOTO: Divulgação/Tayne Luz |

O clima na Chapada Diamantina e em boa parte da Bahia segue seco e com um calor insuportável. É o que aponta a previsão do tempo para esta quarta-feira (11) divulgada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). As condições do tempo no estado continuam sendo influenciadas, predominantemente, por uma massa de ar quente e seco, o que deverá manter o céu ensolarado e sem chuvas em grande parte da região baiana. Além de inibir as chuvas, a permanência desse sistema também está contribuindo para elevar as temperaturas, sobretudo, nas regiões Oeste, São Francisco e Norte, onde são esperados os maiores índices (com máximas variando entre 37°C e 40°C).

Somada a essa condição de tempo quente, outro efeito da atuação dessa massa de ar refere-se aos baixos índices de umidade, que em algumas localidades dessas regiões podem atingir valores abaixo dos 30%, o que já é considerado preocupante. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal seria de, no mínimo, 60%. Assim, recomenda-se evitar exercícios físicos e exposições prolongadas ao ar livre, principalmente, entre às 10h e às 16h. Com esse cenário, o combate a focos de incêndios na Chapada Diamantina deve ser dificultado. São registrados focos em Ibicoara e Andaraí. Brigadistas e bombeiros atuam para conter o fogo em Ibicoara, que tomou proporções e está próximo da sede da cidade.

Já em ambientes fechados, a sugestão é mantê-los umidificados, utilizando vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, etc. Além disso, é de grande importância manter-se hidratado, consumindo bastante água e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol. Para as demais regiões do Estado, onde essa massa de ar também está influenciando o tempo, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, com poucas chances de ocorrer chuvas.

Leia também:
Chapada: Combate a grande incêndio em Ibicoara ganha reforço da equipe do Bahia Sem Fogo
Chapada: Incêndio florestal em Ibicoara está próximo da cidade e assusta moradores
Chapada: Presidente da brigada de Andaraí denuncia a ‘indústria do fogo’ na região
Chapada: Incêndio florestal é controlado na região do município de Ituaçu

Essa pouca nebulosidade também contribui para elevação das temperaturas nessas regiões, onde as máximas poderão variar de 30°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) a 36°C (no Nordeste). Por outro lado, temperaturas mais amenas também são esperadas para algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas podem chegar aos 16°C. Para a cidade de Salvador e região metropolitana a previsão também é de temperaturas elevadas (mínimas de 23°C e máximas de 32°C) e com poucas chances de chuvas. Ainda assim, os ventos que sopram do Oceano Atlântico poderão aumentar a nebulosidade, bem como, trazer chuvas fracas e passageiras para a capital baiana.

A primavera é a estação de transição entre as estações de inverno e do verão, ou seja, nas primeiras semanas as temperaturas são mais amenas e com tempo seco (típica do inverno) e da metade para o final da estação essas temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas (típica de verão). Também é nessa estação que há maior incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s).

Esse aumento pode ser visto na previsão para os dias 11/11 (quarta-feira) e 12/11 (quinta-feira), quando os IUV’s deverão variar de 12 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices fazem parte da categoria de intensidade “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, como: usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas