Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Foco de incêndio atinge área do Vale do Capão; Andaraí também registra casos

foto5
Fogo atinge região de Andaraí dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/Homero Vieira |

O clima quente e seco na Chapada Diamantina e os crimes contra a flora têm dificultado os trabalhos de combate a focos de incêndios, causando prejuízos para o meio ambiente da região neste início de novembro. Depois de Ibicoara registrar um incêndio de grande proporção, o fogo também foi combatido nos municípios de Andaraí e Palmeiras (Vale do Capão), nesta terça-feira (10). Segundo informações da Associação de Condutores de Visitantes do local, divulgadas pelo Portal G1, o incêndio é no Morro Branco, na parte sul do Capão.

“O primeiro foco começou há mais de uma semana. A brigada vai para lá quase todos os dias, mas o fogo está sempre voltando”, afirma o integrante da associação, Marcos Tuza. Na publicação do G1, Tuza ainda informa que o fogo está próximo das nascentes que abastem a comunidade local e se aproxima das casas. Além da brigada de incêndio da associação, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também combatem o fogo no Vale do Capão.

Leia também:
Chapada: Combate a grande incêndio em Ibicoara ganha reforço da equipe do Bahia Sem Fogo
Chapada: Presidente da brigada de Andaraí denuncia a ‘indústria do fogo’ na região
Chapada: Incêndio florestal é controlado na região do município de Ituaçu
Chapada: Grupo do MST denuncia crime ambiental em Unidade de Conservação da Serra do Orobó

Fogo debelado em Andaraí
No município de Andaraí, a atuação conjunta da brigada Rosely Nunes e dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa) debelou dois focos de incêndios na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Os focos foram na localidade conhecida como ‘Pedra da Galinha’ e na região do Garapa.

“A eficácia de um combate a incêndio florestal será sempre proporcional ao tempo de mobilização mais números de brigadistas envolvidos no combate multiplicado pelos equipamentos e ferramentas utilizadas sobre as técnicas empregadas”, diz ao Jornal da Chapada o presidente da Cifa, Homero Vieira, se referindo ao combate rápido dos dois focos em Andaraí.

Jornal da Chapada

Confira vídeo do fogo já controlado em Andaraí:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas