Ícone do site Jornal da Chapada

Vídeos: Governo avalia punição a empresas por rompimento de barragens; bombeiros alertam comunidade

Mariana (MG) - Uma barragem pertencente à mineradora Samarco se rompeu no distrito de Bento Rodrigues, zona rural a 23 quilômetros de Mariana, em Minas Gerais, e inundou a região (Corpo de Bombeiros/MG - Divulgação)

foto5
A onda de lama que se formou destruiu Bento Rodrigues e chegou ao Espírito Santo | FOTO: Divulgação |

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse nesta quarta (11) que o governo federal analisa eventuais punições às empresas responsáveis pelas duas barragens que romperam na última quinta (5), em Mariana (MG). A barragem pertence à mineradora Samarco, controlada pelas empresas Vale e BHP Billiton. Izabella classificou o ocorrido como “catástrofe ambiental” e lembrou que “a responsabilidade ambiental é da empresa empreendedora”.

“Se couber aplicação de multa por parte da área federal, nós aplicaremos, seremos rígidos. Não tem essa história de achar que a pessoa não pune. Vai ter punição. Tem que, pela legislação brasileira, restaurar ambientalmente”, afirmou a ministra. Pelos cálculos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 50 milhões de metros cúbicos de lama foram liberados no ecossistema com o rompimento das barragens.

A onda de lama que se formou destruiu Bento Rodrigues e chegou ao Espírito Santo. A avaliação sobre os impactos ambientais só poderá ser feita após a estabilidade da lama e a liberação das áreas pela Defesa Civil, de acordo com o ministério. “O momento agora é o de apoiarmos a população e mitigamos os efeitos do acidente para assegurar o abastecimento de água para a população local”. A ministra Izabella Teixeira vai, nesta quinta (12), a Mariana, para uma vistoria nos locais atingidos pelo rompimento das duas barragens. A presidenta Dilma Rousseff também deve ir à cidade, mas o Palácio do Planalto ainda não confirmou a informação.

Sobe para cinco o número de corpos identificados
Thiago Damasceno, de 7 anos, é quinta vítima identificada da tragédia do rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, em Mariana, em Minas Gerais. O corpo da criança foi velado hoje em um cemitério da cidade. Outros três corpos ainda aguardam identificação. Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, 20 pessoas permanecem desaparecidas – sendo 11 funcionários da Samarco e nove moradores. As barragens se romperam na última quinta-feira (5). A onda de lama que se formou destruiu Bento Rodrigues e chegou ao Espírito Santo.

Confira vídeos da tragédia em Mariana:

Bombeiros afirmam que terceira barragem pode romper
Uma terceira barragem, com volume quatro vezes maior do que as duas que romperam em Mariana (MG), na última sexta-feira (6), pode se romper a qualquer momento. O alerta foi dado por uma equipe do Corpo de Bombeiros que trabalha no distrito de Bento Rodrigues, região atingida pelo acidente. Um vídeo que circula nas redes sociais registra o diálogo da equipe com moradores, recomendando que ninguém volte ao local atingido.

“Se eu permitir que alguém desça lá, pode não voltar”, disse um bombeiro. A terceira barragem teve sua barreira de sustentação trincada e, pelo que se sabe, o volume de lama é maior do que aquele que desceu até então. Conforme o bombeiro fala no vídeo, a empresa responsável pela mineradora, a Samarco, já está construindo uma contenção nesta terceira barreira, para sustentar o peso da água. As informações são da Agência Brasil e do site Bahia Notícias.

Confira vídeo do alerta dos bombeiros:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas