Ícone do site Jornal da Chapada

Governo da Bahia convoca mais de 5 mil professores aprovados em processo seletivo Reda

foto5
A ação visa cum­prir a se­gunda meta do pro­grama Educar para Trans­formar | FOTO: Reprodução |

Go­verno da Bahia pu­blicou no Diário Ofi­cial, da terça-feira (17), uma nova re­lação de professores con­vo­cados no Pro­cesso Se­le­tivo Sim­pli­fi­cado pelo Re­gime Es­pe­cial de Di­reito Administra­tivo (Reda). Até agora, a Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado já con­vocou 5.375 professores que fi­zeram a se­leção, em junho deste ano, para o pre­en­chi­mento de 6.145 vagas des­ti­nadas à Edu­cação Bá­sica, Edu­cação Pro­fis­si­onal e Edu­cação In­dí­gena, na ca­pital e in­te­rior. A ação visa cum­prir a se­gunda meta do pro­grama Educar para Trans­formar que busca ga­rantir que todas as cri­anças e jo­vens te­nham de­sem­penho ade­quado às suas sé­ries e su­cesso na tra­je­tória es­colar, com pro­fes­sores nas salas de aula.

De acordo com su­pe­rin­ten­dente de Re­cursos Hu­manos da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia, Ana Ca­ta­pano, esse pro­cesso se­le­tivo veio for­ta­lecer, ainda mais, a edu­cação pú­blica, pois, trouxe van­ta­gens tanto para o pro­fessor, quanto para o es­tu­dante. Ela des­tacou al­gumas van­ta­gens que os pro­fes­sores con­vo­cados terão, pois irão fazer parte do sis­tema in­te­grado de re­cursos hu­manos do Es­tado. Uma destas van­ta­gens é o pa­ga­mento pre­visto em ta­bela pu­bli­cada pela Se­cre­taria da Fa­zenda do Es­tado da Bahia (Sefaz).

“Além disso, os novos do­centes po­derão optar pelo plano de saúde do Es­tado da Bahia, o Plan­serv, e terão di­reito a 13º sa­lário e fé­rias após um ano de tra­balho. Os alunos terão um en­sino de me­lhor qua­li­dade, pois, os pro­fes­sores pas­saram por uma se­leção para in­gressar no Es­tado e isso leva a uma me­lhor qua­li­dade no en­sino”, des­taca Ana Ca­ta­pano.

A su­pe­rin­ten­dente também lembra que as con­vo­ca­ções po­derão ocorrer até a va­li­dade do pro­cesso se­le­tivo que é de um ano, pror­ro­gável para mais um ano. Res­salta, ainda, que al­guns pro­fes­sores con­vo­cados não as­su­miram e isso leva a novas con­vo­ca­ções, que po­derão ocorrer até a va­li­dade do pro­cesso se­le­tivo. “A cada con­vo­cação o pro­fessor tem um prazo de dez dias para as­sumir. Sempre quando a gente con­voca e o pro­fessor não as­sume é feita uma nova con­vo­cação para chegar ao nú­mero de vagas que foram dis­po­ni­bi­li­zadas”, con­clui.

Do total de 6.145 vagas para esta se­leção Reda, 4.616 são para a Edu­cação Bá­sica, 1.282 para a Edu­cação Pro­fis­si­onal e 247 para a Edu­cação In­dí­gena. Vale des­tacar, que 30% das vagas foram re­ser­vadas aos can­di­datos ne­gros e 5% às pes­soas com de­fi­ci­ência. As informações são da SEC-BA.

Veja lista de con­vo­cados:

Publicado dia 14/11 no Diário Oficial – Professores Educação Básica Interior

Publicado dia 13/11 no Diário Oficial – Professores Educação Básica Interior

Publicado dia 10/11 no Diário Oficial – Professores da Educação Básica Interior

Publicado dia 10/11 no Diário Oficial – Professores da Educação Profissional 

Publicado dia 07/11 no Diário Oficial – Professores da Educação Básica

Publicado dia 06/11 no Diário Oficial – Professores da Educação Básica

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas