Ícone do site Jornal da Chapada

Combate a incêndios na Chapada Diamatina recebe reforço de novo helicóptero da FAB

foto5
Chegada de novo helicóptero da FAB com maior capacidade de transporte de passageiros | FOTO: Mateus Pereira/GOVBA |

Bombeiros, brigadistas e voluntários que trabalham no combate aos incêndios na Chapada Diamantina atuaram nesta sexta-feira (20) e durante o inicio da noite do dia anterior em diversas comunidades localizadas da região para contenção das queimadas. A ação aconteceu também em outros municípios do interior baiano, como Jacobina e Pindobaçu, e teve o reforço, na manhã desta sexta-feira (20), de um novo helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB), considerado um dos mais modernos do mundo.

O helicóptero Caracal substitui o modelo Super Puma, que estava auxiliando no combate ao fogo e retornou à sede da instituição, no Rio de Janeiro. “O veículo transporta até 28 passageiros sentados, mas como o banco foi removido, o limite passa a ser por peso, permitindo a condução de até 11 toneladas de carga, ou seja, até quase três vezes o número de tripulantes”, explica o tenente Mirlan, da FAB.

Leia também:
Chapada: Mucugê consegue controlar dois dos três focos de incêndios da região
Combates aos focos de incêndios na Chapada Diamantina são intensificados; confira avanços
MPF vai investigar incêndios florestais que destroem a Chapada Diamantina
Massa de ar quente volta a ganhar força e diminui a nebulosidade e chance de chuvas na Chapada

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Francisco Luiz Telles de Macedo, informou sobre dois grandes focos de incêndio encontrados em Jacobina. “O primeiro foi controlado na noite do dia 19 [quinta-feira] e o segundo reduzido e deve ser totalmente rescaldado ainda hoje [sexta]”. Ele ressaltou a participação de 28 bombeiros, brigadistas e voluntários, atuando com bombas costais no local. “Também tivemos sucesso no município de Pindobaçu, com o apoio de 26 combatentes”.

Na madrugada desta sexta também foram identificados novos focos na BR-242, na comunidade de São João, sendo debelados dois inícios de incêndio, com indícios de serem propositais, nas margens da rodovia pelos combatentes. “Houve ainda o controle de uma queimada de maior proporção, próxima ao Morro do Pai Inácio”, afirmou o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, salientando que será reforçada a contenção em comunidades localizadas em Lençóis, Palmeiras, Seabra e demais municípios atingidos.

Confira imagens de Mateus Pereira sobre a chegada da aeronave:

1 / 11

O trabalho de combate ao fogo conta com mais de 200 participantes, entre militares da FAB, Exército, bombeiros, brigadistas voluntários capacitados pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), de prefeituras locais e brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), além de sete carros-pipas disponibilizados pelos municípios para que o fogo seja controlado o mais rápido. Ao longo do dia haverá o reforço de mais 40 bombeiros no combate aos incêndios, além de mais uma aeronave Air Tractor.

Na quarta (18), as ações de combate a incêndio receberam o reforço de uma aeronave Hércules C-130. Segundo a Sema e o Inema, são 11 aeronaves – sete aviões e quatro helicópteros – a serviço do programa Bahia Sem Fogo, sendo utilizados para lançamento de rajadas de água sobre a área atingida, transporte dos bombeiros e brigadistas às áreas de difícil acesso, além de monitoramento aéreo para subsidiar os rumos do combate.

O reforço dos aviões da FAB foi anunciado no último domingo (15) pelo governador Rui Costa. A aeronave é equipada com cinco tanques de água e dois tubos que se projetam pela porta traseira, com capacidade de levar até 12 mil litros de água e processo de recarga considerada rápida, cerca de doze minutos.

Leia também:
Situação dos incêndios florestais na Chapada Diamantina será apurada pelos Ministérios Públicos
Incêndio no Vale do Capão preocupa combatentes; ICMBio segue atuando em três focos
Fogo na Chapada: Aeronave da FAB lança 48 mil litros de água em Mucugê e Morro Branco
Incêndios criminosos são debelados na Chapada Diamantina, diz governo

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas