Ícone do site Jornal da Chapada

Confira a gravação que levou à prisão do senador da República Delcídio do Amaral

foto5
O senador do PT foi preso na quarta-feira pela Polícia Federal | FOTO: Divulgação |

Após pedir a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) ao STF, a Procuradoria-Geral da República divulgou trechos de diálogos do parlamentar com Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró que serviram como base para que a prisão preventiva dele fosse decretada. Veja alguns trechos de diálogos que levaram Delcídio do Amaral à prisão e ouça a íntegra da gravação

Advogado Edson Ribeiro: Só pra colocar. O que eu combinei com o Nestor que ele negaria tudo com relação a você [Delcídio] e tudo com relação ao (…). Tudo. Não é isso?” […] “Tá acertado isso. Então não vai ter. Não tendo delação, ficaria acertado isso. Não tendo delação. Tá? E se houvesse delação, ele também excluiria.

Delcídio do Amaral: É isso […] E aí a gente encaminha as coisas conforme o combinado. Vê como é que vai ser a operação de que jeito contratualmente, aquilo tudo que eu conversei com você.

Delcídio do Amaral: Bernardo, esse é o compromisso que foi assumido, né? E nós vamos honrar.
No pedido de prisão enviado ao STF, Janot transcreve trechos das conversas de Delcídio do Amaral com o filho de Nestor Cerveró. Em um dos trechos, o senador diz que precisa “centrar fogo no STF”, referindo-se a ministros com quem teria conversado para tentar blindar o ex-diretor da Petrobras.

Delcídio do Amaral: Eu acho que nós temos que centrar fogo no STF agora, eu conversei com o Teori [Zavascki], conversei com o [Dias] Toffoli, pedi para o Toffoli conversar com o Gilmar [Mendes], o Michel [Temer] conversou com o Gilmar também, porque o Michel tá muito preocupado com o [Jorge] Zelada, e eu vou conversar com o Gilmar também.

Edson Ribeiro: Quem seria a melhor pessoa pra falar com ele [Gilmar Mendes], Renan [Calheiros], ou [José] Sarney]?

Delcídio do Amaral: Com o Gilmar, não, eu acho que o Renan conversaria bem com ele.

Plano de fuga
Em outro trecho da conversa entre Delcídio e o filho de Cerveró, o petista afirma que o “foco” deve ser tirar o ex-diretor da Petrobras da prisão. Logo depois, o filho de Cerveró diz ao petista que estava pensando em uma rota de fuga pela Venezuela e que o “melhor jeito” seria fugir em um barco. Pouco depois, Delcídio sugere, então, que a melhor rota de fuga seria pelo Paraguai.

Delcídio do Amaral: Agora a hora que ele sair tem que ir embora.

Bernardo Cerveró: É, eu já até pensei, a gente estava pensando em ir pela Venezuela, mas acho que deve, se sair, sai com tornozeleira, tem que tirar a tornozeleira e entrar. Acho que o melhor jeito seria um barco. Porque aí chega na Espanha, pelo menos você não passa por imigração na Espanha. De barco, de barco você deve ter como chegar.

Delcídio do Amaral: Não, mas a saída pra ele melhor, é a saída pelo Paraguai. […] Tem que pegar um Falcon 50 [modelo de avião], alguma coisa assim. Aí vai direto, vai embora. Desce na Espanha. […] Falcon 50, o cara sai daqui e vai direto até lá. As informações são do Política Livre.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas