Ícone do site Jornal da Chapada

Vídeo: CQC foca na falta de organização nos combates aos incêndios na Chapada Diamantina

foto5
CQC detona atuação governamental nos incêndios florestais na região | FOTO: Reprodução/CQC |

A matéria do programa CQC da Band não foi nada legal para o governo da Bahia. Fragilidades operacionais apresentadas em depoimentos dos brigadistas voluntários foram evidentes, além de focar na falta de organização dos combates. O desgaste institucional e a falta de ação imediata também foram temas bem explorados pelo repórter Erick Krominski. O fogo consumiu cerca de 30 mil hectares de vegetação e deixou um rastro de destruição. Ambientalistas analisam que demorará cerca de 30 anos para que as áreas atingidas se recuperem.

Depois de um mês de chamas, as chuvas que começaram a cair na última quarta-feira (25) finalmente acabaram com os focos na Chapada Diamantina, que já afetava nascentes de rios importantes da região. Na sexta [27], não eram mais verificados incêndios. Conforme a reportagem da Band, as maiores carências nos combates foram de equipamentos de proteção individual e de recursos tecnológicos para auxiliar no monitoramento das linhas de fogo.

Na reportagem, o clima esquenta quando um funcionário de um dos órgãos envolvidos no combate tenta explicar a participação governamental. Tensão registrada também durante entrevista com o atual secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler. Até o ‘âncora’ do programa, o ator Dan Stulbach, teceu duras críticas à atuação dos órgãos públicos. Melhor assistir o vídeo da matéria e ter sua própria conclusão.

Jornal da Chapada

Veja vídeo com matéria completa publicado no youtube:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas