Ícone do site Jornal da Chapada

Variações climáticas marcam final de semana na Bahia; pode chover fraco na Chapada

Lençóis foi criticada em quase todas as áreas do convívio social | FOTO: Jornal da Chapada |

fotor
Nas regiões do Recôncavo e Chapada Diamantina, onde a massa de ar quente e seca está atuando com menos intensidade, poderão ocorrer chuvas fracas em áreas isoladas | FOTO: Jornal da Chapada |

As condições do tempo na Bahia, previstas para os próximos dias, deverão ter mudanças significativas, principalmente, em relação às chuvas. É que a partir do dia 5, uma frente fria que está avançando pelo Sudeste brasileiro, somada ao calor e à umidade vinda da região Amazônica, deverá contribuir para a volta das chuvas em grande parte do Estado. A faixa centro-sul e oeste continua sendo a área com maior possibilidade de ocorrência dessas chuvas, sendo estas mais frequentes no final da tarde e durante a noite. Como típicas dessa época do ano, também estão previstas trovoadas em algumas áreas, sobretudo, nas regiões Sul e Oeste baiano. Mesmo com essa previsão de céu encoberto e chuvoso, as temperaturas permanecem elevadas nessa faixa, com máximas podendo atingir 31°C (no Sul) e 40°C (no São Francisco).

Altas temperaturas também são esperadas para outras regiões do Estado, principalmente naquelas em que a massa de ar quente e seco continua predominando, a exemplo do Norte e Nordeste, onde as máximas poderão chegar aos 39°C. Assim, com essa previsão de tempo quente e seco, as chances de ocorrer focos de queimadas aumentam, uma vez que, com a vegetação já ressecada, mantém-se o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de rotina, como: preparação do solo para o plantio, renovação de pastos, queima de lixos, etc. Nas regiões do Recôncavo e Chapada Diamantina, onde essa massa de ar está atuando com menos intensidade, poderão ocorrer chuvas fracas em áreas isoladas. Mesmo assim, as temperaturas se manterão elevadas, com máximas de até 36°C.

Previsão de IUV e temperaturas por cidades | FOTO: Inema |

Salvador
Para a cidade de Salvador e região metropolitana, as chances de ocorrer chuvas são mínimas. Além disso, a pouca nebulosidade, associada à aproximação do verão, também está colaborando para elevar as temperaturas na capital baiana, onde deverão variar de 23°C (mínimas) a 33°C (máximas).

Maré
Para o período entre os dias 04 (sexta-feira) e 06 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima entre às 10h e às 13h e entre às 22h e à 01h do dia seguinte, com valores variando de 1,5 a 2,3 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 04h e às 07h e entre às 16h e às 19h, com valores variando de 0,6 a 1,1 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar a 2,5 metros.

Mapas de previsão de precipitação na Bahia | FOTO: Inema |

Índice de Radiação Ultravioleta
Em dezembro, com a aproximação da estação do verão, as temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas. Nessa estação há maior incidência de radiação solar e, consequentemente, aumento nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Esse aumento pode ser visto na previsão para o período entre os dias 04 (sexta-feira) e 06 (domingo), quando os IUV’s deverão variar entre 12 e 13, o que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), faz parte da categoria de intensidade “Extrema”.

Com isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar deverão ser redobrados, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas quando há maior incidência dessa radiação. Assim, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá minimizar os danos causados a saúde.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas