Ícone do site Jornal da Chapada

Massa de ar quente continua atuando na Chapada Diamantina; chuvas não são descartadas

foto5
Há possibilidade de chuva na região, mas as temperaturas permanecem elevadas, com máximas de até 36°C | FOTO: Tayne Luz |

As condições do tempo na Bahia, previstas para os próximos dias, continuam sendo influenciadas por dois sistemas meteorológicos, que atuam áreas diferentes do Estado. Na faixa centro-sul e oeste, que abrange as regiões Oeste, São Francisco, Sudoeste e Sul, é a frente fria que está avançando pelo Sudeste brasileiro e, somada ao calor e a umidade vinda da região Amazônica, contribuirá para manter o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. As temperaturas permanecem elevadas nessa faixa do Estado, principalmente no Oeste e São Francisco (com máximas de até 39°C), onde poderão ocorrer eventos isolados de chuvas moderadas.

Para as demais regiões da Bahia, é a massa de ar quente e seco que continua atuando, o que deixa a nebulosidade reduzida e as temperaturas elevadas. No Norte e Nordeste, onde esse sistema influencia o tempo com maior intensidade, estão previstas máximas de até 38°C, o que mantém alta as chances de ocorrer focos de queimadas, uma vez que, com a vegetação já ressecada, refaz-se o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de rotina, como: preparação do solo para o plantio, renovação de pastos, queima de lixos, etc. Nas regiões do Recôncavo e Chapada Diamantina, onde essa massa de ar está atuando com menos intensidade, não está descartada a possibilidade de ocorrer chuvas fracas e em áreas isoladas. Mesmo assim, as temperaturas permanecem elevadas, com máximas de até 36°C.

Salvador
Para a capital baiana e região metropolitana, as chances de ocorrer chuvas são mínimas. Além disso, a pouca nebulosidade, associada à aproximação do verão, também está colaborando manter as temperaturas altas, onde deverão variar de 24°C (mínimas) a 33°C (máximas). Em dezembro, com a aproximação da estação do verão, as temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas.

Nessa estação há maior incidência de radiação solar e, consequentemente, aumento nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Esse aumento pode ser visto na previsão para os dias 08/12 (terça-feira) e 09/12 (quarta-feira), quando os IUV’s deverão variar entre 11 e 13, o que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), faz parte da categoria de intensidade “Extrema”.

Com isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar deverão ser redobrados, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas quando há maior incidência dessa radiação. Assim, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá minimizar os danos causados a saúde.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas