Ícone do site Jornal da Chapada

Rui Costa se reúne com Dilma Rousseff para planejar ações contra o zika vírus

O imunizante, conhecido como Qdenga, é desenvolvido por farmacêutica do Japão | FOTO: Divulgação |

foto5
A preocupação com a doença tem aumentado em todo o país | FOTO: Reprodução |

Nesta terça-feira (8), o governador Rui Costa se reunirá em Brasília com a presidente Dilma Rousseff para discutir ações de enfrentamento à epidemia de Zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, também causador da Dengue e do Chikungunya. A preocupação com a doença tem aumentado em todo o país, devido à comprovação de sua relação com o aumento dos casos de microcefalia em recém-nascidos.

O encontro, que acontecerá no Palácio do Planalto e deve ter a participação de governadores de todo o país, acontece às vésperas do início do funcionamento do Centro de Operações de Emergências em Saúde do Governo da Bahia. O objetivo do centro, que será aberto na próxima quinta-feira (10), é atender às necessidades de produção e atualização de informações sobre o quadro epidemiológico baiano e estabelecimento das medidas de vigilância, controle e atenção.

A iniciava é coordenada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e contará com participação de outros órgãos estaduais, Ministério da Saúde, além de especialistas de diversas áreas, como sanitaristas, epidemiologistas, infectologistas, obstetras, neuropediatras. Serão produzidos boletins semanais, divulgados sempre as segundas, a partir das 15h.

O Centro de Operações também será responsável pelo envio de equipes para auxiliar os municípios na investigação em campo, clínica e laboratorial, bem como o estabelecimento de um plano para controle das microcefalias e redução dos agravos.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas