Ícone do site Jornal da Chapada

Aumento do volume de água no Reservatório de Sobradinho leva esperança à região do São Francisco

foto5
Chegando ao “volume morto”, a produção de energia no reservatório de Sobradinho seria inviabilizada | FOTO: Reprodução/Chesf |

As chuvas ocorridas na Bacia Hidrográfica do São Francisco, principalmente entre as barragens de Três Marias e Sobradinho, diminuíram o pessimismo em relação ao nível da água no reservatório baiano. Com isso o volume útil se estabilizou em 1% e, ao menos esse mês de Dezembro não será preciso utilizar o volume morto. “Não garante estabilidade, mas ficamos mais distante da reserva técnica”, considerou o diretor de operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), José Ailton de Lima, em entrevista ao G1. Apesar do resultado inesperado, o nível de água é o pior da história. Antes de 2015, o menor nível registrado foi de 5,3%, percentual identificado em 2001.

Ainda em alerta, Lima conta que a região que envolve o reservatório está no período de chuva, que deve durar até maio de 2016. “Parece que o clima úmido pegou agora. Normalmente, sempre temos água nova entrando nessa época. Estamos na expectativa de que assim continue”, revela. O reservatório de Sobradinho tem 34 bilhões de metros cúbicos de água. Deste total, 28 bilhões integram o volume útil, que é usado na produção de energia, no abastecimento das famílias e na manutenção das atividades de irrigação e pecuária. Os demais seis bilhões fazem parte do chamado “volume morto”, que é uma reserva técnica programada para ser usada apenas em momentos de emergência.

Com o início do período úmido, o reservatório de Sobradinho já está recebendo mais água do que distribuindo. Na última medição, feita no domingo (6), Lima descreve que a vazão afluente [que chega] era de 1.100 metros cúbicos por segundo (m³/s). Já a vazão defluente [de saída], que é fixa, é de 900 m³/s. Conforme Silvana Leite Nunes, secretária do Comitê de Bacia do Lago de Sobradinho, as chuvas têm sido identificadas em alguns municípios vizinhos, como Pilão Arcado, Barra e Remanso, que também são banhados pelas águas do Rio São Francisco. “Em Barra, já soube que o rio subiu dois metros”, afirmou.

Produção de energia
Chegando ao “volume morto”, a produção de energia no reservatório de Sobradinho seria inviabilizada. Entretanto, José Ailton de Lima diz que isso não iria impor uma crise energética. Ele detalha que o nordeste tem abastecimento de energia elétrica assegurado por meio de geração térmica, eólica e outras hidrelétricas. Além disso, explica que se necessário, há possibilidade de importação de energia de outras regiões. Conforme Lima, a liberação da reserva técnica iria garantir a captação de água das populações locais, como também a manutenção dos animais e da produção agropecuária.

Reservatório estratégico
Alimentado pelo Rio São Francisco, o reservatório de Sobradinho integra um cascata de hidrelétricas, sendo a maior e mais importantes delas. Localizada abaixo da hidrelétrica de Três Marias (MG), é responsável por alimentar as usinas de Itaparica, Moxotó (perto de Paulo Afonso), Complexo de Paulo Afonso (I, II, II e IV) e Xingó (entre Alagoas e Sergipe). Além da Bahia, o reservatório de Sobradinho atende a municípios de Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Jornal da Chapada com informações do Portal G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas