Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador lidera casos de microcefalia na Bahia e Rui Costa convoca prefeitos; confira lista

foto5
Dos 86 casos registrados até o último dia 3 pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia, 53 deles ocorreram na capital baiana | FOTO: Reprodução |

“Temos de garantir o envolvimento de todos no combate ao mosquito Aedes aegypt, inclusive dos municípios baianos e, principalmente, daqueles que registraram casos de microcefalia em recém-nascidos provocados pelo zika vírus”, afirmou, nesta quarta-feira (9), o governador Rui Costa, que vai convocar, na próxima semana, os prefeitos dos municípios que registraram casos de microcefalia para discutir estratégias de combate ao mosquito.

A capital baiana foi a cidade que registrou o maior número de ocorrências da microcefalia em recém-nascidos. Dos 86 casos registrados até o último dia 3 pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia, 53 deles ocorreram em Salvador. Este número segue o padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde, no qual considera microcéfalos os bebês com perímetro encefálico igual ou inferior a 32 centímetros.

Uma das ações adotadas pelo governo baiano para o acompanhamento do quadro epidemiológico no estado é a implantação do Centro de Operações de Emergências em Saúde do Governo da Bahia, que entra em operação amanhã (10). O centro é coordenado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e contará com participação de outros órgãos estaduais, Ministério da Saúde, além de especialistas de diversas áreas, como sanitaristas, epidemiologistas, infectologistas, obstetras, neuropediatras.

Serão produzidos boletins semanais, divulgados sempre as segundas, a partir das 15h. O Centro de Operações também será responsável pelo envio de equipes para auxiliar os municípios na investigação em campo, clínica e laboratorial, bem como o estabelecimento de um plano para controle das microcefalias e redução dos agravos.

Desde o início do ano o governo baiano vem implementando uma série de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Entre elas, está o desenvolvimento de um teste rápido, que associado a um smartphone com GPS, permite, simultaneamente, o georeferenciamento (Google Maps) dos casos, a fim de controlar rapidamente os surtos, bem como ter o resultado em apenas 20 minutos, o que antes demorava até 60 dias. Esta foi uma ação inédita no país e os primeiros municípios a dispor do teste rápido foram Feira de Santana, Riachão do Jacuípe e Ribeira do Pombal.

Confira a lista com os municípios que já registraram casos de microcefalia na Bahia:

Salvador – 53
Lauro de Freitas – 4
Camaçari – 3
Amélia Rodrigues – 2
Luiz Eduardo Magalhães – 2
Paulo Afonso – 2
Simões Filho – 2
Belo Campo – 1
Buerarema – 1
Campo Formoso – 1
Governador Mangabeira – 1
Heliópolis – 1
Itabuna – 1
Itororó – 1
Jacobina – 1
Jeremoabo – 1
Madre de Deus – 1
Pau Brasil – 1
Porto Seguro – 1
Santo Amaro – 1
Taperoá – 1
Teixeira de Freitas – 1
Tucano – 1
Una – 1
Wanderlei – 1

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas